Seguidores

Pesquisar este blog

sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

RESPOSTA: Como devo me posicionar no momento da Proclamação do Evangelho?

 Ave Maria!!

Gostaria de saber, se é proibido, ou, anti litúrgico ajoelhar-se na hora da proclamação do evangelho ou, seja, na hora da leitura.

Interessante questão.
Há uns 15 dias vi uma pessoa fazer isso, no momento da Proclamação do Evangelho.

Seria antilitúrgico!

A Instrução Geral ao Missal Romano nos ensina que devemos ouvir a Proclamação do Evangelho de pé:

60.   A leitura do Evangelho constitui o ponto culminante da liturgia da palavra. Deve ser-lhe atribuída a maior veneração. Assim o mostra a própria Liturgia, distinguindo esta leitura das outras com honras especiais, quer por parte do ministro encarregado de a anunciar e pela bênção e oração com que se prepara para o fazer, quer por parte dos fiéis que, com as suas aclamações, reconhecem e confessam que é Cristo presente no meio deles quem lhes fala, e, por isso, escutam a leitura de pé; quer ainda pelos sinais de veneração ao próprio Evangeliário.

 Aliás, essa deve ser a posição do fiel desde a Aclamação ao Evangelho:

Aclamação antes da leitura do Evangelho
62.   Depois da leitura, que precede imediatamente o Evangelho, canta-se o Aleluia ou outro cântico, indicado pelas rubricas, conforme o tempo litúrgico. Deste modo a aclamação constitui um rito ou um acto com valor por si próprio, pelo qual a assembleia dos fiéis acolhe e saúda o Senhor, que lhe vai falar no Evangelho, e professa a sua fé por meio do canto. É cantada por todos de pé, iniciada pela schola ou por um cantor, e pode-se repetir, se for conveniente; mas o versículo é cantado pela schola ou pelo cantor.
a) O Aleluia canta-se em todos os tempos fora da Quaresma. Os versículos tomam-se do Leccionário ou do Gradual;
b) Na Quaresma, em vez do Aleluia canta-se o versículo antes do Evangelho que vem no Leccionário. Também se pode cantar outro salmo ou tracto, como se indica no Gradual.

E, para além da sua questão, devo dizer que, nesse momento da Proclamação do Evangelho, o ideal é que o fiel esteja atento ao que se está sendo dito, ouça, e evite acompanhar o texto pelo folheto.

Nossa Senhora das Graças da Medalha Milagrosa, rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário sujeito a moderação.
Perguntas podem ser respondidas em novas postagens, para saber, clique no Marcador: "Respostas"
Que Deus os abençõe.
Obrigada

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...