Seguidores

Pesquisar este blog

quinta-feira, 22 de novembro de 2018

RESPOSTA: Um Sacramento substitui o Outro? É necessário fazer a Crisma?

Ave Maria!

Uma duvida,um sacramento substitui o outro? Fui batizada na Igreja Brasileira, aos 12 anos antes de fazer minha primeira comunhão fui batizada na Igreja Catolica, frequentei a Crisma mas mudei de cidade antes do Rito final, participei do encontros mas me mudei em novembro de estado e o rito era em dezembro, aos 21 anos casei na Igreja Catolica, fico na duvida quanto a minha Crisma, é necessário faze la?


Vamos por partes!

Um Sacramento substitui o Outro?

Não!

Can 842 - §2. Os sacramentos do batismo, da confirmação e da santíssima Eucaristia achando-se de tal forma unidos entre si, que são indispensáveis para a plena iniciação cristã.

Cada Sacramento é único e tem sua razão.
Nenhum substitui o outro.

Os Sacramentos, instituídos por Jesus Cristo, são em número de 7 (sete), sendo:

- Sacramentos de Iniciação Cristã: Batismo, Eucaristia e Crisma (ou Confirmação)
- Sacramentos de Cura: Penitência ou Reconciliação (Confissão) e a Unção dos Enfermos
- Sacramentos de Missão ou Serviço: Matrimônio e Ordem Sagrada

Veja que os Sacramentos do Crisma (iniciação cristã) e do Matrimônio estão classificados em "funções" distintas!

É necessário receber o Sacramento do Crisma?

Sim!

Ele é um dos Sacramentos da Iniciação Cristã e deveria ser recebido por todo católico ainda na adolescência, confirmando o Batismo.
Uma pena muitas pessoas negligenciarem isso.

Can 879 - O sacramento da confirmação, que imprime caráter, e pelo qual os batizados, continuando o caminho da iniciação cristã, são enriquecidos com o dom do Espírito Santo e vinculados mais perfeitamente à Igreja, fortalece-os e mais perfeitamente os obriga a ser testemunhas pela palavra e ação e a difundirem e defenderem a fé.

A Igreja orienta que o Sacramento da Crisma seja recebido antes do Sacramento do Matrimônio

Can 1065 - § 1. Os católicos, que ainda não receberam o sacramento da confirmação, recebam-no antes de serem admitidos ao matrimônio, se isto for possível fazer sem grave incômodo.

Pelo que entendi, faz tempo que você fez o Curso de Preparação para o Crisma né? Nesse caso, creio que terá que fazer novamente se quiser recebê-lo.... ou converse com seu Pároco e, se tiver, leve algum documento que comprove que vc participou do curso quase todo e não recebeu o Sacramento porque teve que se mudar.

Aconteceu o mesmo comigo. Estava fazendo o curso e me mudei dois meses antes, com muito custo o Sacerdote do outro local me autorizou a receber o Sacramento do Crisma, sem participar do curso novamente, PORÉM,  me indicou um livro para ler sobre a Igreja. Eu li e amei!! Chama: "A Fé Explicada"


OBS: Quando for receber o Sacramento do Crisma, atente para a escolha do Padrinho/Madrinha



Fonte: Catecismo da Igreja Católica e Código de Direito Canônico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário sujeito a moderação.
Perguntas podem ser respondidas em novas postagens, para saber, clique no Marcador: "Respostas"
Que Deus os abençõe.
Obrigada

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...