Seguidores

Pesquisar este blog

terça-feira, 31 de maio de 2022

9 maneiras de agradecer Nossa Senhora por uma graça recebida

Philippe Lissac / Godong
Crypte de la basilique Notre-Dame de la Garde, Marseille.

A 31 de Maio, o último dia do mês dedicado a Maria, a Igreja celebra a Visitação, comemorando a visita de Maria à sua prima Isabel. 
Mas ainda hoje, a Virgem continua a visitar e conceder graças àqueles que recorrem a Ela.
Quando uma graça é obtida, como podemos agradecer a Nossa Senhora?

Algumas pessoas encontram em Nossa Senhora o consolo para o sofrimento. Outras invocam-na para superar a solidão excessiva, como Charles de Foucault testemunha nos seus escritos espirituais. A Virgem Maria pode também, através da sua infinita benevolência, ajudar uma pessoa doente a superar o sofrimento e o medo da morte e a avançar sem medo para o Pai celestial.

A graça da Virgem Maria é especial porque Maria é a primeira em tudo: a primeira a ter acolhido Cristo, a primeira a ter participado na Paixão, a primeira a ter entrado na eternidade abençoada com Deus. A graça de Maria é especial por ser perfeita e primeira. Se Maria nos enche de graça, como podemos agradecer-lhe o seu amor por nós?

1. RECITANDO O MAGNIFICAT

Na Visitação, quando Maria visita a sua prima Isabel após a Anunciação, a Virgem Maria profere o cântico de ação de graças do Magnificat (Lc 1,46-55). Sobre este assunto, São Louis-Marie Grignion de Montfort: “Recitemos este Cântico, também chamado ‘Cântico de Maria’, para dar infinitos agradecimentos a ela própria que foi um exemplo perfeito de gratidão”.

A minha alma glorifica ao Senhor
e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador.
Porque pôs os olhos na humildade da sua serva:
de hoje em diante me chamarão bem-aventurada todas as gerações.
O Todo-Poderoso fez em mim maravilhas:
Santo é o seu nome.
A sua misericórdia se estende de geração em geração
sobre aqueles que O temem.
Manifestou o poder do seu braço
e dispersou os soberbos.
Derrubou os poderosos de seus tronos
e exaltou os humildes.
Aos famintos encheu de bens
e aos ricos despediu de mãos vazias.
Acolheu Israel seu servo,
lembrado da sua misericórdia,
como tinha prometido a nossos pais,
a Abraão e à sua descendência
para sempre.
Glória ao Pai e ao Filho
e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre.

2. CANTOS DE LOUVOR

Há inúmeras canções para Maria compostas em todo o mundo. De “Look at the Star” a “The First on the Way” a “Crowned with Stars”, a maioria das canções marianas são alegres, reconfortantes e doces, tal como Ela. Cantá-las no carro, na cozinha ou mesmo enquanto se trabalha pode ser uma bela forma de agradecer. A canção é particularmente adequada para agradecer por Ela ser “luz na vida para todas as pessoas”.

3. USAR UMA MEDALHA DE MARIA DESATADORA DE NÓS

Para agradecer a Maria por estar presente em nossa vida, porque não usar uma medalha de Maria desatadora de nós? Os nós representam os problemas que nos parecem insolúveis, mas que a Virgem Maria desata um a um.

4. VISITAR A UM SANTUÁRIO MARIANO

Nossa Senhora de Guadalupe no México, Nossa Senhora de Lourdes em França, Nossa Senhora de Fátima em Portugal, Nossa Senhora Aparecida no Brasil… Não há um país no mundo que não tenha pelo menos um santuário dedicado à Virgem Maria. A França tem quase 3.000 deles! Alguns destes lugares de oração tornaram-se mesmo, pela força da sua influência, lugares de peregrinação que reúnem milhares de visitantes todos os anos. Para agradecer a Maria, por que não caminhar com ela, por ela e para ela?

Como o Papa João Paulo II disse em Fátima: “Há (…) alguns lugares onde as pessoas sentem a presença da sua Mãe de uma forma particularmente viva. Por vezes estes lugares irradiam a sua luz amplamente, atraindo pessoas de longe. A sua influência pode estender-se a uma diocese, a uma nação inteira, mesmo a várias nações e mesmo a vários continentes. Tais são os santuários marianos.

5 ESCREVER-LHE UMA CARTA

Encontrar palavras bonitas e escrevê-las a Maria pode ser uma bela forma de agradecer, especialmente quando é difícil rezar diretamente. Cada palavra escrita para Ela ressoará no céu e dar-lhe-á infinitos agradecimentos por todas as suas bênçãos. As cartas a Maria podem então ser depositadas em caixas de correio em alguns santuários dedicados a Maria, como é proposto em Lourdes, por exemplo. Se não for possível viajar, envie por Correio para um santuário mariano. Mas a carta também pode ser simplesmente colocada num cantinho de oração pessoal, ou mesmo debaixo do seu travesseiro.

6. CRIAR UM CANTINHO DE ORAÇÃO DEDICADO A MARIA

Se Maria está tão presente para responder aos nossos pedidos, por que não dar-lhe um lugar especial na casa? Uma pequena caixa de madeira, um ícone da Virgem, um rosário e uma estátua mariana serão suficientes para preparar um bonito canto de oração reservado à nossa mãe celestial. Este “cantinho de Maria” dará graças a ela e decorará uma sala ou uma parede na sala de estar com muita doçura.

7. RECITANDO UM OU MAIS GRANIZO MARYS

Para agradecer, a oração continua a ser um oferecimento universal e imediato. A oração mais direta a Maria, a Ave Maria, contém em si mesma tudo o que é mais perfeito para agradecer a Maria, como São Louis-Marie Grignion de Montfort explica no seu Tratado sobre a Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem:

“A Ave Maria é a mais bela de todas as orações depois do Pai Nosso; é o elogio mais perfeito que se pode fazer a Maria, pois é o elogio que o Altíssimo lhe enviou por um arcanjo para conquistar o seu coração; e foi tão poderoso no seu coração, pelos encantos secretos com que está cheio, que Maria deu o seu consentimento à Encarnação do Verbo, apesar da sua profunda humildade. 
É também por este elogio que lhe conquistará infalivelmente o coração, se a recitar como deve. (…) 
A Ave-Maria bem recitada, ou seja, com atenção, devoção e modéstia, é, segundo os santos, o inimigo do diabo, que o põe em fuga, e o martelo que o esmaga, a santificação da alma, a alegria dos anjos, a melodia dos predestinados, o cântico do Novo Testamento, a alegria de Maria e a glória da Santíssima Trindade”.

8. OFERECER UM EX-VOTO

Durante muitos séculos foi uma tradição na Igreja oferecer ex-voto como sinal de profunda gratidão por uma graça obtida. Os mais antigos datam do século XV sob a forma de pequenos objetos feitos de cera. Só no século XVI é que apareceram quadros pintados, muitas vezes em ligação com naufrágios que foram evitados. As placas de mármore pregadas nas paredes das igrejas floresceram a partir do século XIX e ao longo do século XX. Esta tradição ainda está viva em muitos santuários.

9. ESCOLHER UM NOME INSPIRADO EM MARIA

No caso de um nascimento muito desejado, e pelo qual se rezou ardentemente à Virgem, por que não dar ao seu filho(a) um nome vinculado à Mãe de Jesus? Maria, de origem hebraica e egípcia, é uma derivada do nome hebraico Miriam, que significa “gota do mar”. De acordo com outras fontes, vem do egípcio antigo “merit”, que significa “amado(a)”. Uma bela forma de prestar homenagem à Mãe de Jesus.

Fonte: Aletéia

Nossa Senhora Puríssima, rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário sujeito a moderação.
Perguntas podem ser respondidas em novas postagens, para saber, clique no Marcador: "Respostas"
Que Deus os abençõe.
Obrigada

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...