Seguidores

Pesquisar este blog

quarta-feira, 13 de julho de 2022

Problemas na educação dos filhos? Estes santos podem ajudar

MYCHELE DANIAU | AFP

A santidade de Zélia e Luís, pais de Santa Teresinha, se adapta a todos os tempos, a todas as situações e condições de vida

Descobrir a vida de Zélia e Luís, os pais de Santa Teresinha, é perceber que seus exemplos ainda nos falam hoje. De fato, cada um de nós poderá se encontrar em um ou outro aspecto de suas vidas: desejo de consagrar-se a Deus, casamento tardio, incertezas sobre o futuro e a educação dos filhos, preocupações econômicas e profissionais, preocupações devido aos problemas políticos do país, câncer de mama para Zélia, doença que causa graves transtornos mentais para Luís em sua velhice… Enfim, a santidade de Zélia e Luís é uma santidade que se adapta a todos os tempos, a todas as situações e a todas as condições de vida.

Em meio a múltiplas preocupações profissionais, os dois souberam comunicar os primeiros ensinamentos da fé aos seus filhos, desde a mais tenra infância. Eles foram os primeiros mestres a iniciar seus filhos na oração, no amor e no conhecimento de Deus, mostrando que rezavam, sozinhos e juntos, acompanhando-os à Missa e às visitas ao Santíssimo Sacramento.

O que fazer?

No Evangelho, os discípulos de João Batista lhe perguntam: “O que devemos fazer?” (Lucas 3, 10) e os discípulos de Jesus lhe pedem: ensina-nos a orar” (Lucas 11, 1). Eis uma pergunta e um pedido que abrem o caminho da educação, do amor na família, ao próximo e uma profunda relação de amizade entre o Céu e a terra.

Não se trata primeiro de entrar nas fórmulas, de recitar orações, mas de avançar em uma relação para aprofundá-la.Basta olhar para ele para saber como rezam os santos”, disse Santa Teresinha ao falar de seu pai. Se educar significa conduzir, elevar-se para além de si mesmo, os Santos pais de Santa Teresinha nos marcam o caminho pois deram o testemunho de uma “educação cuidadosa” de seus filhos para que tenham sucesso nesta terra, sem negligenciar uma educação que os estimule a se tornarem santos.

Educação cuidadosa dos filhos

Esses foram os cinco passos seguidos pela família Martin:

1. Viver uma relação de amor na terra e com o Céu;

2. Disponibilizar-se ao dialogar;

3. Educar em autonomia pessoal e respeito mútuo;

4. Atravessar as provas juntos com a ajuda do Céu;

5. Acolher as confidências em um caminho de comunhão humana e espiritual.

Sentar-se para “encarnar” nossa oração é buscar viver um relacionamento autêntico com o Céu. Santa Zélia e São Luís nos ajudam a olhar para as diferentes facetas da educação e a responder melhor à pergunta que todos nós nos fazemos pelo menos uma vez na vida: “o que devemos fazer?”

Enfim, educar para além de si mesmo a fim de que seus filhos tenham sucesso nesta terra e os encorajar no caminho da santidade, esse é o principal ensinamento deste santo casal.

Débora Moreira Araújo, pelo Hozana

Fonte: Aletéia

Nossa Senhora do Carmo, rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário sujeito a moderação.
Perguntas podem ser respondidas em novas postagens, para saber, clique no Marcador: "Respostas"
Que Deus os abençõe.
Obrigada

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...