Seguidores

Pesquisar este blog

segunda-feira, 18 de julho de 2022

Saiba como conseguir a indulgência plenária no próximo Dia dos Avós

De Visu | Shutterstock

Neste ano celebraremos pela 2ª vez o Dia Mundial dos Avós e do Idoso o Papa Francisco traz belas novidades

Quer saber como conseguir a indulgência plenária no próximo Dia dos Avós?

Neste ano celebraremos pela 2ª vez o Dia Mundial dos Avós e do Idoso – e o Papa Francisco traz belas novidades: ele concedeu a indulgência plenária a quem participar da celebração, em 24 de julho.

A informação foi divulgada neste dia 30 de maio pela Penitenciaria Apostólica da Santa Sé, conduzida pelo cardeal Mauro Piacenza. Segundo o decreto divulgado, a indulgência será concedida:

“…aos avós, idosos e todos os fiéis que, motivados pelo verdadeiro espírito de penitência e caridade, participarem no próximo dia 24 de julho da celebração solene que o Papa Francisco presidirá na basílica de São Pedro, bem como de diferentes celebrações que serão realizadas em todo o mundo [em relação com esta jornada].

A indulgência plenária será concedida, no mesmo dia, também aos fiéis que dedicarem tempo adequado a visitar, presencial ou virtualmente, “os irmãos idosos necessitados ou em dificuldade (doentes, abandonados ou inválidos)”.

No caso dos idosos doentes e de todos os “impossibilitados de saírem de casa por motivos graves”, eles poderão unir-se espiritualmente às celebrações sagradas da jornada, “oferecendo ao Deus Misericordioso suas orações, dores e os sofrimentos de sua vida, especialmente enquanto as palavras do Pontífice e as várias celebrações estiverem sendo transmitidas pelos meios de comunicação”.

A Santa Sé pede aos padres que sejam “generosos e disponíveis para confessar os fiéis, já que, para se obter uma indulgência plenária, é preciso seguir as condições habituais:

Confissão Sacramental, 
Comunhão Eucarística, 
Oração pelas intenções do Papa, 
Cumprimento das condições específicas para receber a indulgência oferecida.

Sobre o Dia Mundial dos Avós e do Idoso

O Papa Francisco estabeleceu essa data em 2021. Ela será celebrada todo quarto domingo de julho, “perto da comemoração de São Joaquim e Santa Ana, avós de Jesus”.

O propósito é motivar o encontro e a convivência entre netos e avós para “guardar as raízes e transmiti-las”.

Sobre as indulgências plenárias

Trata-se da remissão de toda pena temporal merecida pelo pecado, de modo que nenhuma outra expiação seja necessária no purgatório. O que quer dizer isso?

Acontece que, no sacramento da confissão, a absolvição recebida elimina a culpa do pecado e a pena eterna que o pecado mortal acarretaria, mas não elimina a pena temporal exigida pela justiça divina: ela permanece e precisa ser satisfeita nesta vida ou no purgatório.

O que a indulgência plenária faz é eliminar a necessidade da pena temporal no purgatório, devolvendo a alma ao estado de pureza do dia do batismo. Dito de outra forma: se um fiel morresse logo após receber a indulgência plenária, iria diretamente para o céu.

A Igreja tem autoridade para oferecer indulgências plenárias porque a recebeu diretamente de Cristo, que declarou ao primeiro Papa, São Pedro, que “tudo o que ligares na terra será ligado no céu”.

Fonte: Aletéia

Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário sujeito a moderação.
Perguntas podem ser respondidas em novas postagens, para saber, clique no Marcador: "Respostas"
Que Deus os abençõe.
Obrigada

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...