Seguidores

Pesquisar este blog

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Nossa Senhora das Dores - 15 de Setembro

Pietà

A devoção às dores de Maria foi a princípio mais popular do que litúrgica, difundida particularmente pelos Servitas e os Passionistas.
Foi o Papa Pio VII que introduziu na liturgia a celebração das dores de Maria.
A participação dolorosa da Mãe do Salvador em sua obra de salvação (Lc 2, 33-35) é atestada na hora da cruz por João, que a recebeu por Mãe (Jo 19, 25-27).
Atualmente, esta Memória se concentra melhor sobre ela e sobre o sacrifício de Cristo que ela própria oferece com ele ao Pai.

Liturgia

Leitura Hb 5, 7-9

Leitura da Carta aos Hebreus
Cristo, nos dias de sua vida terrestre, dirigiu preces e súplicas, com forte clamor e lágrimas, àquele que era capaz de salvá-lo da morte. E foi atendido, por causa de sua entrega a Deus. Mesmo sendo Filho, aprendeu o que significa a obediência a Deus por aquilo que ele sofreu. Mas na consumação de sua vida, tornou-se causa de salvação eterna para os que lhe obedecem.
Palavra do Senhor.
Graças à Deus.

Salmo 30(31)


R. Salvai-me pela vossa compaixão, ó Senhor Deus!


Senhor, eu ponho em vós minha esperança;
que eu não fique envergonhado eternamente!
Porque sois justo, defendei-me e libertai-me
apressai-vos, ó Senhor, em socorrer-me! R

Sede uma rocha proterora para mim,
um abrigo bem seguro que me salve!
Sim, sois vós a minha rocha e fortaleza;
por vossa honra orientai-me e conduzi-me! R

Retirai-me desta rede traiçoeira,
porque sois o meu regúgio protetor!
Em vossas mãos, Senhor, entrego meu espírito,
porque vós me salvareis, ó Deus fiel! R

A vós porém, ó meu Senhor, eu me confio,
e afirmo que só vós sois o meu Deus!
Eu entrego em vossas mãos o meu destino;
libertai-me do inimigo e do opressor! R

Como é grande, ó Senhor, vossa bondade,
que reservastes para aqueles que vos temem!
Para aqueles que em vós se refugiam,
mostrando, assim, o vosso amor perante os homens. R

Quanto a ti, uma espada te traspassará a alma"

Sequência
(facultativa)

De pé a Mãe dolorosa, junto da Cruz, lacrimosa, via Jesus que pendia.
No coração transpassado sentia o gládio enterrado de uma cruel profecia.
Mãe entre todas bendita, do Filho único aflita, a imensa dor assistia.

E, suspirando, chorava, e da cruz não se afastava, ao ver que o Filho morria.

Pobre mãe tão desolada, ao vê-la assim transpassada, quem de dor não choraria?

Quem na terra há que resista, se a mãe assim se contrista ante uma tal agonia?

Para salvar sua gente, eis que seu Filho inocente suor e sangue vertia.
Na cruz por seu Pai chamando, vai a cabeça inclinando, enquanto escurece o dia.

Faze, ó Mãe, fonte de amor, que eu sinta em mim tua dor, para contigo chorar. Faze arder meu coração, partilhar tua paixão e teu Jesus consolar.
Ó Santa Mãe, por favor, faze que as chagas do amor em mim se venham gravar.

O que Jesus padeceu venha a sofrer também eu, causa de tanto penar.

Ó dá-me, enquanto viver, com Jesus Cristo sofrer, contigo sempre chorar!

Quero ficar junto à cruz, velar contigo a Jesus, e o teu pranto enxugar.

Virgem Mãe tão Santa e pura, vendo eu a tua amargura, possa contigo chorar.

Que do Cristo eu traga a morte, sua paixão me conforte, sua cruz possa abraçar!

Em sangue as chagas me lavem e no meu peito se gravem, para não mais se apagar.

No julgamento consegue que às chamas não seja entregue quem soube em te se abrigar.
Que a Santa cruz me proteja, que eu vença a dura peleja, possa do mal triunfar!

Vindo, ó Jesus, minha hora, por essas dores de agora, no céu mereça um lugar.

Evangelho Lc 2, 33-35 (ou Jo 19, 25-27)
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas

Naquele tempo, o pai e a mãe de Jesus estavam admirados com o que diziam a respeito dele. Simeão os abençoou e disse a Maria, a mãe de Jesus: "Este menino vai ser causa tanto de queda como de reerguimento para muitos em Israel. Ele será um sinal de contradição. Assim serão revelados os pensamentos de muitos corações. Quanto a ti, uma espada te traspassará a alma"
Palavra da Salvação
Glória a vós, Senhor!

(Missal Cotidiano)

Nossa Senhora das Dores, rogai por nós!

2 comentários:

  1. Bom dia!
    So gostaria de pedir pra vcs que deixassem a referencia das imagens q usam em seu blog, por exemplo esta nossa senhora das dores foi feita por mim e e se encontra em bebedouro sp.
    de qualquer forma obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Consertando a mensagem anterior a cidade é Viradouro SP ! Obrigado
    www.fernandopedersini.blogspot.com

    ResponderExcluir

Comentário sujeito a moderação.
Perguntas podem ser respondidas em novas postagens, para saber, clique no Marcador: "Respostas"
Que Deus os abençõe.
Obrigada

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...