Seguidores

Pesquisar este blog

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

RESPOSTA: Meu horário de trabalho me impede de fazer a catequse, o que fazer?

Salve Maria!!

Não sou batizado e infelizmente meu horário de trabalho me impede de fazer a catequese na paroquia. Há possibilidade de fazer a catequese de outra forma?

 O Código de Direito Canônico (CDC) diz:

Cân 851. A celebração do batismo deve ser devidamente preparada; assim:
Parágrafo 1. o adulto que pretende receber o batismo seja admitido ao catecumenato e, enquanto possível, percorra os vários graus até a iniciação sacramental, de acordo com o ritual de iniciação, adaptado pela Conferência dos Bispos, e segundo normas especiais dadas por ela.

E, ainda:

Cân 865. Parágrafo 1. Para que o adulto possa ser batizado, requer-se que tenha manifestado a vontade de receber o batismo, que esteja suficientemente instruído sobre as verdades da fé e as obrigações cristãs e que tenha sido provado, por meio do catecumenato, na vida cristã; seja também admoestado para que se arrependa de seus pecados.

Bem, não são todas as paróquias em que há o neocatecumenato; mas, em todas há a Catequese de Adultos.

Normalmente, percebo que essas catequeses ocorrem aos finais de semana - sábado e/ou domingo -, no entanto, há paróquias onde elas ocorrem durante a semana, no período noturno.

Vislumbro duas possíveis soluções:

1) Se tiver mais de uma paróquia na sua cidade ou uma paróquia com capelas, você pode ver se em algumas delas a catequese ocorre em horário compatível com o seu;

2) Conversar com o Pároco da sua Paróquia e relatar a situação. Ele poderá indicar uma pessoa, se ele mesmo não puder, para lhe acompanhar, lhe orientar, para que você conheça a Igreja e possa ser recebido nela através do Sacramento do Batismo (já vi isso acontecer)

Fonte: Codigo de Direito Canônico

Que Nossa Senhora interceda por você, juntamente com toda a corte celeste, seu Anjo da Guarda e o Anjo da Guarda do seu Pároco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário sujeito a moderação.
Perguntas podem ser respondidas em novas postagens, para saber, clique no Marcador: "Respostas"
Que Deus os abençõe.
Obrigada

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...