Seguidores

Pesquisar este blog

quarta-feira, 22 de março de 2017

Cabelos Grisalhos - Cuidados + Produtos + Finalização

A Kika resolveu assumir os seus grisalhos e vem partilhando conosco esta experiência.


Assim, postou na sua página no YouTube - Pagina da Kika - um vídeo sobre os produtos que tem usado nessa nova fase, bem como, suas considerações sobre ela.


segunda-feira, 20 de março de 2017

A imagem de São José dormindo que o Papa Francisco guarda no quarto

"Quando eu tenho um problema ou uma dificuldade, eu o escrevo em um papelzinho e o coloco embaixo de São José, para que ele sonhe sobre isso"


O Papa Francisco revelou quem o ajuda a resolver problemas e superar dificuldades: São José, o pai adotivo de Jesus e patrono da Igreja. No encontro com as famílias filipinas em Manila, em janeiro de 2015, o pontífice contou como se confia à intercessão do santo:

“Eu gostaria de dizer a vocês também uma coisa muito pessoal. Eu gosto muito de São José porque é um homem forte e de silêncio. No meu escritório, eu tenho uma imagem de São José dormindo, e dormindo, ele cuida da Igreja. Quando eu tenho um problema ou uma dificuldade, e o escrevo em um papelzinho e o coloco embaixo da imagem de São José, para que ele sonhe sobre isso. Isso significa: para que ele reze por este problema”, afirmou.

O Papa falou sobre esse hábito durante discurso às famílias, ao citar o santo como modelo de silêncio, abandono em Deus, mas também de ação. São José é citado nos Evangelhos repousando enquanto lhe é revelada a vontade divina em sonho.

Para evitar que o amor se perca, o pontífice pediu as famílias que nunca deixem de lado a capacidade de sonhar, e que estejam atentas a três atitudes: repousar no Senhor, levantar-se com Jesus e Maria e ser voz profética. Ele destacou que Deus se manifesta ao homem nos momentos de repouso e que é essencial encontrar tempo para rezar, em meio aos afazeres diários.

“Esses momentos preciosos de repouso, de descanso com o Senhor na oração são momentos que gostaríamos, talvez, de prolongar. Mas, como São José, quando ouvimos a voz de Deus devemos despertar, levantar e agir”, disse.

A imagem de São José dormindo foi um dos poucos itens que o Papa pediu para trazerem-lhe de Buenos Aires, segundo matéria publicada no Vatican Insider. O hábito de confiar ao santo suas preces soma-se a outros sinais da devoção. A paróquia do bairro Flores, na capital argentina, onde Francisco aos 17 anos confessou-se e percebeu pela primeira vez que Deus o chamava ao sacerdócio, é dedicada ao santo. A missa de início do pontificado foi providencialmente celebrada em data especial para os devotos do patrono da Igreja: 19 de março, memória litúrgica de São José.

Fonte: Aletéia e Comunidade Shalom

PS1: O dia de São José é 19 de março mas, como ontem foi domingo da Quaresma, a sua Solenidade foi transferida para hoje, 20 de março. 
PS2: Embora o dia de São José seja Dia de Preceito/Santo em boa parte do Mundo, no Brasil, com autorização da Santa Sé, não o é.

São José, rogai por nós!

Mutirão de Confissão Quaresma 2017 em Brasília

O objetivo é preparar os fiéis para a vivenciarem a Quaresma e a Semana Santa, período propício para reflexão, reconciliação com Deus e conversão.

O mutirão deve ocorrer por Setor, de forma simultânea, em datas já agendadas.

O horário previsto para iniciar o atendimento é às 20h ou logo após a Missa, no caso de a igreja celebrar a Eucaristia no dia de receber a confissão coletiva.

Em caso de dúvida, entre em contato com a secretaria de sua igreja.
Confesse-se, busque a purificação e ressuscite com Cristo na páscoa!
Fiquem atentos às datas!

Setor I
- Asa sul / Setor Sudoeste / Cruzeiro Velho / Cruzeiro Novo



Setor II
L-Sul / Lago Sul / Vila Planalto / Park Way



Setor III
- Asa Norte / L-Norte / Lago Norte




Setor IV
- Guará / Setor Habitacional Lúcio costa / Núcleo Bandeirantes / Park Way / Candangolândia / Estrutural

Setor V
- Taguatinga


Setor VI
- Ceilândia

 
 
Setor VII
Gama
 
 
Setor VIII
Sobradinho / Fercal / Granja do Torto / Setor de Mansões / Lago Oeste / Grande colorado / Setor Habitacional  Contagem / Nova Colina
 
 
Setor IX
Samambaia
 
 
 
Setor XII
Águas Claras / Riacho Fundo / Colônia Agrícola Samambaia / Vicente Pires / Arniqueiras

 
 
Setor XIII
- Recanto das Emas e Riacho Fundo II
 
Setor XV 
- Planaltina

Fonte: Arquidiocese de Brasilia

domingo, 19 de março de 2017

Papa Francisco já se confessou. E você?




CÂN 989 - TODO FIEL, DEPOIS DE TER CHEGADO À IDADE DA DISCRIÇÃO, É OBRIGADO A CONFESSAR FIELMENTE SEUS PECADOS GRAVES, PELO MENOS UMA VEZ POR ANO.


No entanto, o fiel deve procurar o Sacramento da Penitência sempre que tiver um pecado grave (mortal), para poder se aproximar e receber o Sacramento da Eucaristia.

Veja mais clicando em:

1) Sacramento da Penitência
2) Preparando-se para a Confissão

Fonte: Código de Direito Canônico e Foto site da Canção Nova

São José, obedientíssimo, rogai por nós!

sábado, 18 de março de 2017

RESPOSTA: Fui convidada para ser madrinha de crisma, mas nao sou casada na Igreja. Tem impedimento?

Ave Maria!!!

Minha sobrinha pediu me para ser sua madrinha de crisma , visto nao ser casada pela igreja vai ter impemento?


Resposta: SIM!!


PADRINHO/MADRINHA DEVE FREQUENTAR A MISSA AOS DOMINGOS E (PODER) COMUNGAR!


O Código de Direito Canônico ao regulamentar o Sacramento do Batismo e da Crisma dispõe que:

Cân. 892 - Enquanto possível, assista ao confirmado um padrinho, a quem cabe cuidar que o confirmado se comporte como verdadeira testemunha de Cristo e cumpra com fidelidade as obrigações inerentes a esse sacramento.  

Cân 893 - §1. Para que alguém desempenhe o encargo de padrinho, é necessário que preencha as condições mencionadas no cân. 874.

Cân 874 - §1. Para que alguém seja admitido para assumir o encargo de padrinho, é necessário que:
1० seja designado pelo próprio batizado, por seus pais ou por quem lhes faz as vezes, ou, na falta deles, pelo próprio pároco ou ministro, e tenha aptidão e intenção de cumprir esse encargo;
2० Tenha completado dezesseis anos de idade, a não ser que outra idade tenha sido determinado pelo Bispo diocesano, ou pareça ao pároco ou ministro que se deva admitir uma exceção por justa causa;
3० seja católico, confirmado, já tenha recebido o santíssimo sacramento da Eucaristia e leve uma vida de acordo com a fé e o encargo que vai assumir;
4० não se encontre atingido por nenhuma pena canônica legitimamente irrogada ou declarada;
5० não seja pai ou mãe do batizado.

Bem, como você não falou nada, presumo que:

- Seja Batizada E Crismada;
- Tenha feito a Primeira Comunhão;
- Frequenta a Igreja, todos os domingos, embora não comungue.

Assim, pelo fato de não ser casada na Igreja Católica, a Igreja considera que você está em pecado grave - não pode se confessar, pois não pode receber a absolvição e, portanto, nem receber a Eucaristia -, desta forma, não estaria levando uma vida de acordo com a fé da Igreja.

O que você pode fazer:

a) Casar-se na Igreja Católica, se não houver nenhum impedimento para isso.

Nesse caso, como a Catequese dura um ano, em regra, daria tempo suficiente para você receber o Sacramento do Matrimônio e está apta para ser madrinha da sua sobrinha, com tranquilidade.
Para casar na Igreja você deve entregar o batistério e marcar a data/local e os proclamas correm, no máximo, em 3 meses.

b) Agradecer a escolhe da sua sobrinha, mas informar que não está habilitada para tal fim, mas que será a madrinha de coração e orientá-la na escolha de uma pessoa que não tenha impedimento.

Sei que há outras possibilidades, mas creio que não estão nos seus planos (como se afastar do seu companheiro, penso que será decisão difícil e dolorida)

Fonte: Código de Direito Canônico

São José, dai-nos a graça da humildade e da obediência a Deus!

sexta-feira, 17 de março de 2017

Sexta-feira: Dia de Abstinência de Carne




OBSERVE-SE A ABSTINÊNCIA DE CARNE OU OUTRO ALIMENTO, SEGUNDO AS PRESCRIÇÕES DA CONFERÊNCIA DOS BISPOS, EM TODAS AS SEXTAS-FEIRAS DO ANO, A NÃO SER QUE COINCIDAM COM ALGUM DIA ENUMERADO ENTRE AS SOLENIDADES
OBSERVEM-SE A ABSTINÊNCIA E O JEJUM NA QUARTA-FEIRA DE CINZAS E NA SEXTA-FEIRA DA PAIXÃO E MORTE DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.
(CÓDIGO DE DIREITO CANÔNICO ⇛ CÂN 1251)


Por determinação do Episcopado brasileiro (CNBB), nas sextas-feiras do ano (inclusive na Quaresma, exceto na sexta-feira santa) fica a abstinência comutada em "outras formas de penitência, principalmente em obras de caridade e exercícios de piedade".

Para saber mais sobre a Abstinência e quem está obrigado clique em: 


Fonte: Código de Direito Canônico (de 1983), Editora Loyola, 11० edição, 2010

São José, rogai por nós!

segunda-feira, 13 de março de 2017

RESPOSTA: Padrinho sem todos os Sacramentos x Criança Pagã

Ave Maria!!

Um anônimo deixou o seguinte comentário no post sobre o SACRAMENTO DO BATISMO.

Entendi já que o padrinho não fez primeira comunhão a criança a ser batizada terá o destino de ser pagã graças a imposições da igreja ou seja ditadura religiosa não tendo direito de escolha

Meu querido irmão em Cristo,

A criança não está condenada a ser pagã.

Ela tem opção!
O padrinho tem opção!

Não há uma ditadura, mas uma regra, uma norma, algo que deve ser observado, como em todos os locais que frequentamos.

Na escola há normas, nos hospitais há normas, no trabalho há normas, em sua casa, certamente, também há normas; assim, na Igreja Católica também há normas.

Ninguém é obrigado a participar da Igreja Católica, mas, uma vez que querem dela fazer parte, devem observar as normas impostas por ela.

Portanto, não há aqui nenhuma "ditadura religiosa". Se houvesse, TODOS deveriam observar, mesmo os que não querem ser católicos; o que não é o caso, só precisam observar as normas da Igreja Católica aqueles que dela fazem parte, através do Batismo.

Simples assim.

E creio que fácil de entender.

A criança não está destinada a ser pagã.

Os pais devem escolher uma pessoa CATÓLICA CRISMADA, que frequenta a Igreja e os Sacramentos. E, se estão mesmo preocupados com a formação cristã de seus filhos e não somente com a "festa" ou a "satisfação" que devem dar para a sociedade, vão procurar observar essas normas e escolher o melhor padrinho católico possível para o seu filho; na falta, o padre pode ser um padrinho.
Assim, a criança será batizada e não será pagã.

O Batismo na Igreja Católica não é só para satisfazer a sociedade. Cria obrigações para o padrinho e, este não conhecendo a Igreja e não frequentando os Sacramentos, não vai conseguir observar as mesmas, não por culpa dele, mas porque vai faltar conhecimento suficiente para isso.

A criança tem opção.

O Padrinho também tem opção!

Ele pode fazer a Catequese de Adultos.
Na Catequese ele será instruído sobre a Igreja, sobre os Sacramentos da Igreja e, ao final, irá fazer a sua Primeira Comunhão e será Crismado.
Assim, poderá, tranquilamente, ser o padrinho da criança e está não será pagã.

Se você é o escolhido para ser o Padrinho, e está tão preocupado assim que a criança seja ou não pagã, porque não faz a Catequese de Adultos, recebe os outros Sacramentos da Iniciação Cristã - Primeira Comunhão e o Crisma - e se torna apto a ser o Padrinho que a criança merece??

PS: Veja na Paroquia da sua cidade quando vai começar a Catequese de Adulto ou se já iniciou e ainda dá tempo de entrar.

Boa Sorte.

Que Maria e José intercedam por você, acalmem e amoleçam o seu coração.

sexta-feira, 10 de março de 2017

Terço a São José


Nas contas grandes:

 

Meu glorioso São José, nas vossas maiores aflições e tribulações, não vos valeu o anjo do Senhor?
Valei-me, São José!

Nas contas pequenas:

 

Valei-me, São José.

No fim, reze este oferecimento:

 

“A vós, glorioso São José, ofereço este terço em louvor e glória de Jesus e Maria, para que seja minha luz e guia, minha proteção e defesa, minha fortaleza e alegria em todos os meus trabalhos e tribulações, principalmente na hora da agonia.

Pelo nome de Jesus, pela glória de Maria, imploro o vosso poderoso patrocínio, para que me alcanceis a graça que tanto desejo. Falai em meu favor, advogai a minha causa no céu e na terra, alegrai a minha alma para honra de Jesus, de Maria e vossa. Amém.”



São José, rogai por nós!

quarta-feira, 8 de março de 2017

RESPOSTA: Tenho 40 anos não tenho a 2 comunhão nem crismei como faço?

Ave Maria!!

Tenho 40 anos não tenho a 2 comunhão nem crismei como faço? ?


Como já falei aqui no blog em - Sou Adulto, o que preciso fazer para Batizar na Igreja Católica? - o Adulto, ou seja, pessoa maior de 18 anos, a quem falta algum ou todos os Sacramentos da Iniciação Cristã - Batismo, Comunhão e/ou Crisma - deve fazer uma Catequese (de Adultos) na Paróquia.

Você falou que não tem a 2 comunhão.

Bem, vou entender que você fez a Catequese e fez a 1 Comunhão, porém, nunca mais comungou depois dessa data.
Se eu estiver certa, você precisará procurar um Sacerdote e aproximar-se do Sacramento da Penitência, ou seja, deve se Confessar.

TODO CATÓLICO DEVE SE CONFESSAR AO MENOS UMA VEZ AO ANO!
(Can 989)

E o que você vai falar na Confissão??

#medodemuitos

A confissão é uma conversar entre você e o Padre - in persona Christi -  onde você irá relatar TODOS os seus pecados (os mandamentos que você não observou).
Se faz tempo que não se confessa, vá no padre e diga: 
"Padre, eu vim me confessar, mas faz X anos (20, 30, 40) que não me confesso, nem sei como fazer"
Não fique com vergonha ou medo, eles estão acostumados com isso (infelizmente) e ele irá te auxiliar.
Após a Confissão, você poderá aproximar-se do Sacramento da Comunhão.

Bem, prosseguindo.
Se entendi errado e você quis dizer que não fez a 1 comunhão e escreveu errado.
Bem como, se você não é Crismado.
Você deve seguir os passos narrados AQUI.
Fazer a Catequese de Adultos.

Resumindo:

1) Se você fez a 1 Comunhão e nunca mais comungou e nem é Crismado

 Deve:
a) Se confessar ao Padre - Sacramento da Penitencia - para então poder comungar;
b) Fazer a Catequese de Adultos para receber o Sacramento da Crisma.

2) Se você não fez a 1 Comunhão e não é Crismado

Falta a você dois dos Sacramentos da Iniciação Cristã.
Então, você deve fazer a Catequese de Adultos -  ao final dela irá receber esses dois Sacramentos.

PS: Se a pessoa está em pecado mortal - foi contra um dos 10 mandamentos e/ou contra um dos 5 mandamentos da Igreja e os 7 Pecados Capitais - deve aproximar-se do Sacramento da Penitência antes de comungar.

Veja mais clicando em: 





São José e Nossa Senhora rogai por nós!

Cabelos brancos nascem mais fortes



Embranquecimento não está associado à queda; evidências mostram que a velocidade do processo varia conforme a raça 

FABIANE LEITE
DA REPORTAGEM LOCAL


Cabelos brancos não sofrem mudanças em sua estrutura ao perderem a cor. Não são mais fracos e propensos à queda. Segundo dermatologistas, nascem até mais grossos, fortes e rebeldes. Isso porque a melanina, que lhes dava cor, é substituída temporariamente por bolhas de ar.

Os fios perdem a cor por causa da apoptose (autodestruição programada) dos melanócitos, células produtoras da melanina alojadas no bulbo capilar. O "espaço" antes ocupado pela melanina é preenchido pelo ar.

"Com o tempo, o cabelo não tem mais diferença em relação ao cabelo pigmentado", diz o dermatologista Valcinir Bedin, presidente da Sociedade Brasileira para Estudos do Cabelo.

"O cabelo despigmentado não é mais frágil", diz o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Marcio Rutowitsch.

Segundo cabeleireiros consultados, os fios resistem bem mesmo aos procedimentos mais agressivos, como amaciamentos.

De acordo com dados da Oxford Hair Foundation, entidade inglesa de estudos sobre o cabelo, aos 50 anos, 50% da população em geral tem pelo menos 50% de fios brancos. O processo costuma começar entre os 30 e 40 anos. Mas os dermatologistas não vêem anormalidade no fato de jovens terem cabelos grisalhos.

Há evidências de que a velocidade de embranquecimento dos fios seja diferente nas raças. Aos 45 anos, 80% dos brancos já têm fios brancos. Entre os orientais, aos 50 anos, 80% têm os cabelos grisalhos. Já entre os negros, a mesma proporção da população só tem cabelos brancos aos 55 anos. A diferença, ao que parece, se baseia na distribuição dos melanócitos, influenciada pelo ângulo da raiz do cabelo em relação à pele.

Arrancando os cabelos
 
Cientistas já "arrancaram" (os próprios) cabelos, literalmente, para investigar os fios brancos. Foi o caso de Charles-Édouard Brown-Séquard, em meados do século 19. "Até hoje a medicina não explica 100% deste fenômeno", diz a dermatologista do Hospital das Clínicas de São Paulo Ana Paula Meschi.

Fatores genéticos e hereditariedade podem ser o estopim do processo de embranquecimento.

As doenças da tireóide também podem causar o problema. Pessoas desnutridas ganham uma cor amarelada nos cabelos, diz Ana Paula. Em alguns casos de anemia também há alterações.

Estudos recentes mostraram que o fumo e o diabetes, por alterarem a irrigação da raiz, podem levar ao embranquecimento.

Há vários registros na história de pessoas que teriam ficado de cabelos brancos por causa do estresse. Seria o caso, por exemplo, da rainha francesa Maria Antonieta - que rapidamente teria perdido a cor dos fios ao saber da iminente decapitação.

De acordo com os especialistas, é mais provável que tenha ocorrido uma queda abrupta dos cabelos decorrente do pavor. Como os fios brancos recentes são mais resistentes, só eles lhe sobraram na cabeça.

Tintas
 
O única saída para quem não é feliz com os fios brancos ainda é a tinta. Mas não se iluda. Os produtos transparentes, que prometem "devolução da cor natural sem sujeira", também são tinta. E os resultados podem ser muito ruins.

De acordo com os dermatologistas, eles são "tintas transparentes". A coloração se dá pelo depósito de metais pesados, que paulatinamente oxidam os fios. Primeiro dão um tom amarelado e depois escurecem o cabelo, mas podem deixar falhas. É como se enferrujassem os fios.

Produtos via oral que prometem tonificar o cabelo por enquanto têm resultados desanimadores. Um deles, de origem suíça, tem como base o betacaroteno, percursor da vitamina A. O cabelo branco ganha apenas um tom amarelado. Uma empresa americana percebeu que um gel elaborado inicialmente para acelerar o crescimento de cabelos após o tratamento quimioterápico conseguiu pigmentar novamente alguns fios. Mas a droga ainda está em estudo.

Colaborou Bruno Lima, da Reportagem Local
Fonte: Folha de São Paulo

NÃO PODES FAZER UM CABELO  TORNAR-SE BRANCO OU NEGRO.
MATEUS 5, 36b 

domingo, 5 de março de 2017

Que tipo de roupas devo usar para ir à Missa?

 

"Antes de responder a essa pergunta, é importante que levemos em conta a finalidade com que nos vestimos. O teólogo e cardeal Caetano († 1534), conhecido comentador de Santo Tomás de Aquino, diz haver no vestuário quatro fins [1]:
  1. O primeiro é físico, pelo que usamos determinadas roupas para nos protegermos do frio, por exemplo;
  2. O segundo é moral, pelo que nos vestimos para cobrirmos a nossa nudez;
  3. O terceiro é estético, pelo que nos vestimos para manter uma boa aparência; e
  4. O quarto, por fim, é social, pelo que devemos conservar a dignidade e a decência de nosso estado, trajando roupas apropriadas."
O Pe. Paulo Ricardo trata mais sobre o assunto nesse pequeno vídeo.



"Nós, que nos vestimos com tanto zelo para as festas mundanas, tantas vezes esquecemos de nos preparar dignamente, com simplicidade e modéstia, para o banquete do Cordeiro! Na próxima vez que formos à Santa Missa, não nos esqueçamos de servir a Deus também com o nosso modo de vestir, trazendo nas roupas aquilo que já levamos no íntimo de nossos corações: o desejo profundo de amá-Lo e entrar em comunhão com Ele"


Nossa Senhora Modestíssima, rogai por nós!

sexta-feira, 3 de março de 2017

RESPOSTA: Tenho 20 anos, sou batizado, frequento a Igreja, não comungo. O que devo fazer?

Salve Maria!

Boa noite, tenho 20 anos e fui batizado na igreja católica, embora não tenho vivido uma vida cristã, não fiz catequese e nem crisma, hoje frequento grupo de jovens, grupo de oração, vou á missa e participo normalmente dos eventos na igreja, mas eu nao comungo, por medo de estar pecando, estou certo?

Se você só foi batizado e nunca participou de nenhuma catequese para fazer a primeira comunhão, você está certo em não comungar.

Mas pode fazer a comunhão espiritual enquanto se prepara para receber Jesus Sacramentado.

O que devo fazer? Deus nos abençoe.

Vá o mais rápido possível na sua Paróquia e faça a sua incrição na Catequese de Adultos.

No geral, as catequeses estão começando esse final de semana e duram 1 ano (até novembro ou inicio de dezembro - podendo ser em menor tempo).

No final do ano, quando terminar a catequese, você irá receber os Sacramentos da Comunhão e da Crisma (provavelmente, no mesmo dia), após passar pelo Sacramento da Reconciliação (Confissão).

São José, que sejamos humildes e obedientes como tu fostes!

quarta-feira, 1 de março de 2017

Resoluções de Quaresma e Jejum e abstinência na Quarta-Feira de Cinzas.


"1.Jejum e abstinência na Quarta-Feira de Cinzas.

Quarta-feira de Cinzas é dia de jejum e abstinência. Abstinência de carne é como toda sexta-feira do ano. Jejum é fazer uma só refeição completa no dia, em geral, no almoço. Além dessa refeição normal, duas colações são possíveis. As duas colações juntas não podem, porém, dar uma refeição completa. E nada se deve comer fora do horário da refeição e das duas colações. Um certo incômodo é normal, mas se alguém começa a passar mal, deve comer. A abstinência obriga a partir dos 14 anos em diante. O jejum obriga dos 18 anos até os 60 anos começados.

2. Resoluções para a Quaresma.

Em geral, na Quaresma, devemos ter resoluções em três frentes.
  1. Primeiramente frente: oração. Por exemplo, rezar o terço todos os dias (se ainda não faço), ou rezar a via-sacra alguns dias da semana (definir os dias), ou rezar a coroa das dores de Nossa Senhora, fazer uma boa leitura espiritual (sólida e segura).
  2. Segunda frente: penitência. Por exemplo, pode ser ao relacionado à comida, mas pode ser também com relação à internet, a redes sociais, a whatsapp, todas essas coisas que, de modo geral, nos atrapalham bastante na vida espiritual, se não são muito bem reguladas, o que é difícil de fazer. Pode ser também com relação a assistir futebol (esporte em geral) ou ver notícias disso para os homens, o que faz perder um tempo imenso com futilidade. Para as mulheres, deixar, por exemplo, de buscar informações fúteis sobre outras pessoas na internet e fora dela. E são coisas que podem durar depois da Quaresma.
  3. Terceira frente: a caridade para com o próximo. Sobretudo no seio da família. Fazer algum bem material ou espiritual ao próximo, ter mais paciência com o próximo (marido com esposa e vice-versa), evitar falar mal do próximo, rezar por pessoas específicas e com maior intensidade, rezar por quem nos fez algum mal.
Três frentes: oração, penitência, caridade. Escolher algo bem determinado e concreto em cada uma dessas frentes. E combater seriamente todo pecado, sobretudo o que mais nos atrapalha na união com Deus.
E que se façam os propósitos por amor a Deus, para avançar na santidade, na virtude e também em reparação pelos nossos pecados. Assim, receberemos graças abundantes na Quaresma, na Páscoa e ao longo da vida. As resoluções de Quaresma não obrigam, por si, sob pena de pecado."

(Pe. Daniel, IBP)

Essa homilia foi feita hoje pela manhã na Missa de Quarta-feira de Cinzas, na forma extraordinária do rito romano (missa tridentina), na Capela Nossa Senhora das Dores, em Brasília, pelo pe. Daniel do Instituto Bom Pastor (IBP).

Fonte: Missa Tridentina em Brasilia

Nossa Senhora das Dores e São José, rogai por nós!  

12 mitos e verdades sobre cabelo branco

 
Especialista ressalta os principais fatos que todos devem saber sobre essas famosas madeixas

Ana Karina Giacomelli

É cada vez mais comum encontrarmos pessoas felizes com seus cabelos brancos. O look estiloso e elegante tem encorajado homens e mulheres a assumir as madeixas. Mas essa tendência ainda não é unânime, principalmente, entre as mulheres. E quando se trata de vaidade, surge uma série de dúvidas sobre o assunto: cabelo branco é hereditário? Arrancar um fio faz crescer outros tantos? Estresse pode causar o embranquecimento do cabelo?
Para desmistificar alguns mistérios, o Diário Gaúcho conversou com a dermatologista Giselle Martins, responsável pelo ambulatório de doenças de cabelo da Santa Casa de Porto Alegre. Confira!

1. Jovens e crianças podem ter cabelos brancos?

Verdade.
Não existe uma idade para os cabelos brancos aparecem. É possível ver adolescentes com fios brancos e pessoas de 50 anos sem nenhum. Em uma família com três irmãos, por exemplo, pode acontecer de o filho mais jovem ter cabelos brancos e o mais velho ainda não ter.

2. Ter cabelo branco ainda jovem é "de família" (hereditário)?
 
Verdade. Na grande maioria dos casos. A canice (embranquecimento dos fios) ocorre tanto por fatores genéticos quanto ambientais e, inclusive, por problemas capilares ou da pele. Doenças como vitiligo, por exemplo, podem afetar a pele do couro cabeludo e deixar os fios brancos.

3. Arrancar fios brancos faz aparecer outros em maior quantidade?

Mito. Mas nem por isso devemos arrancá-los, porque o puxão repetido pode fazer com que o fio não cresça mais causando uma perda permanente conhecida como alopecia de tração.

Arrancar os fios brancos pode fazer com que não cresça mais outro fio no local Foto: Lucas Borba / Agência RBS

4. Fumar influencia no crescimento de cabelos brancos?

Mito. Cigarro não ajuda nem atrapalha. O tabagismo não tem nenhuma influência no crescimento e ciclo capilar, segundo a dermatologista.

5. Cabelos brancos são mais resistentes do que os com pigmentação?

Mito.
Ambos, quando saudáveis, são resistentes. O que acontece é que os fios brancos são esteticamente mais secos e irregulares, mas não mais fracos.

6. Fios brancos podem amarelar?
 
Verdade. Os fios de cabelo branco, em contato com determinados produtos químicos, podem ficar amarelados. O uso de xampus com pigmentos escuros ou o cabelo em contato com a água da piscina pode deixar o fio mais amarelado.

7. Estresse pode causar o surgimento de fios brancos?
 
Verdade. Acredita-se que o embranquecimento dos fios seja uma combinação de fatores genéticos e externos, como o estresse, por exemplo.

Embranquecimento dos fios por ser causado pelo estresse Foto: Lucas Borba / Agência RBS

8. Existem tipos diferentes de cabelos brancos?

Mito. Entre os fios brancos não existe diferença. O que acontece é que eles são mais grossos e irregulares do que o cabelo normal (pigmentado).

9. Cabelos brancos são mais rebeldes do que os fios normais?
 
Verdade. Por serem fios irregulares, consequentemente, são mais difíceis de arrumar ou deixar liso.

10. Mulheres têm mais cabelos brancos do que os homens?
 
Mito. A quantidade de fios brancos não é influenciada pelo sexo da pessoa.

11. Vitamina B12 ajuda a evitar fios brancos?
 
Mito. Nenhum alimento, até hoje, mostrou ser efetivo na prevenção. Já se provou a existência de substâncias que ajudam na prevenção. No entanto, por ser necessário usar doses alta de tais medicamentos, não se prescreve na prática médica, por conta dos riscos.

12. Podem surgir cabelos brancos em outras partes do corpo?
 
Verdade. Qualquer parte do corpo que tenha fios pode sofrer embranquecimento como sobrancelhas, pelos dos braços e pernas. No entanto, com o envelhecimento, perdemos muitos destes fios e, por isso, eles acabam não sendo muito vistos.
 
  
OS CABELOS BRANCOS SÃO UMA COROA DE GLÓRIA
A QUEM SE ENCONTRA NO CAMINHO DA JUSTIÇA!
PROV 16, 31
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...