Seguidores

Pesquisar este blog

sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

RESPOSTA: Batizado e Casamento na Igreja Católica

Salve Maria!!!

Vou aproveitar e responder a duas questões, parecidas, ao mesmo tempo.
São elas:

PERGUNTA 1:
 
Boa noite, eu e a minha namorada queremos batizar-nos e casar este ano.. é possível? Eu fui a uma paróquia e só nos meteram entraves, não sabia que era necessário tanta coisa para poder pertencer à igreja e nela me casar

PERGUNTA 2:

Poxa vida, um ano é muito tempo pois meu genro precisaria se batizar pra casar em setembro / 2017. Não existe uma alternativa mais rápida?  

Eu já escrevi um post aqui, também em resposta, dizendo que é possível o casamento de uma pessoa católica e uma pessoa não católica e não batizada. Para saber mais clique em:

RESPOSTA: É Possível Matrimônio entre Católico e Não Batizado! 


Para a primeira pergunta:

Se nenhum dos dois é batizado na Igreja Católica, por que querem casar na mesma? Vocês já frequentam a Igreja? Vão nas Missas?
Certamente a pessoa na Paróquia não colocou "entraves" como você fala, mas, somente, lhe informou das regras que a Igreja Católica exige para que se possa celebrar um SACRAMENTO (no caso do Matrimônio) nela. 
A Igreja Católica não celebra casamento, ela celebra um Sacramento que não pode ser desfeito.

Não é preciso tanta coisa para pertencer a Igreja Católica. Basta o Sacramento do Batismo.
Ocorre que, no seu caso, você só resolveu procurar a Igreja para se batizar em data próxima ao seu casamento ou simplesmente porque iria casar. 
Nesse caso, como já é adulto, precisa participar da Catequese, que dura, em regra, um ano. Há paróquias, no entanto, onde a catequese de adultos dura 3/4 meses.

O que sugiro a você é:

1) Se sua noiva é batizada na Igreja Católica, você não precisa se batizar para casar, há o matrimônio por disparidade de culto (veja tópico acima);
2) Se nenhum dos dois é batizado na Igreja Católica (como parece ser o caso) e se quiserem mesmo participar da Igreja, serem católicos e nela receber o Sacramento do Matrimônio, se inscrevam na Catequese de Adultos (se morarem em cidade onde tem mais de uma Paróquia podem se informar em outras perto de vocês sobre a duração do curso, se tem com 3/4 meses) e após receber o Sacramento do Batismo vocês poderão receber o Sacramento do Matrimônio, talvez ainda esse ano (os proclamas correm entre 1-3 meses).

Para a segunda pergunta respondo que:

A alternativa mais rápida seria, se a sua filha for católica (portanto, batizada), seu genro não precisa se batizar para casar, há o matrimônio por disparidade de culto.
Eles entram com a papelada dos proclamas na Igreja Católica (ela apresenta o batistério dela) e estes vão correr para matrimônio por disparidade de culto (com dispensa do Bispo para poder ser válido o matrimônio).
Mas, nada impede que, ao mesmo tempo, ele participe da Catequese de Adulto e receba todos os Sacramentos da Iniciação Cristã após o casamento, se ele assim desejar (espero que ele queira).

Que Nossa Senhora de Fátima interceda por vocês!!

2 comentários:

  1. Pode casar na igreja católica antes de casar no civil?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ave Maria!

      O normal é casar no civil antes OU casar no religioso COM EFEITO civil (nesse caso, você só celebra o casamento na igreja, informe-se na Paróquia).

      Agora, se o que você quer é, fazer uma cerimônia mais íntima na Igreja e aquela festa no casamento civil em buffet... então,sugiro que converse com o pároco/padre onde correrá os proclamas do seu casamento para que vejam como devem proceder. Creio que se provarem que não tem impedimento e que deram entrada no casamento civil (também), possam receber o sacramento antes sim.
      Mas isso deve ser conversado e analisado com o padre.

      Boa sorte.
      Que Deus abençõe.

      Excluir

Comentário sujeito a moderação.
Perguntas podem ser respondidas em novas postagens, para saber, clique no Marcador: "Respostas"
Que Deus os abençõe.
Obrigada

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...