Seguidores

Pesquisar este blog

sexta-feira, 28 de setembro de 2018

RESPOSTA: Até que idade pode ser Batizado?

Ave Maria!

Eu quero saber até que idade pode ser batizado na igreja católica????

O Código de Direito Canônico determina que pode receber o Sacramento do Batismo todo aquele que o queira e ainda não tenha recebido, sem estipular limite mínimo, nem máximo de idade.

Cân. 864 — Tem capacidade para receber o baptismo todo e só o homem ainda não baptizado.

Cân. 865 — § 1. Para o adulto poder ser baptizado, requer-se que tenha manifestado a vontade de receber o baptismo e tenha sido suficientemente instruído sobre as verdades da fé e as obrigações cristãs e haja sido provado, mediante o catecumenado, na vida cristã; seja também advertido para se arrepender dos seus pecados. 
§ 2. O adulto que se encontre em perigo de morte, pode ser baptizado, se, tendo algum conhecimento das principais verdades da fé, de qualquer modo tenha manifestado a sua intenção de receber o baptismo e prometa guardar os mandamentos da religião cristã


Assim, pode-se receber o Sacramento do Batismo até antes de morrer ou segundos após a morte. É isso que vemos no Catecismo de São Pio X:

558) Quando se duvida se a pessoa está morta, deve-se deixar de batizá-la? 
Quando se duvida se a pessoa está morta, deve-se batizá-la sob condição, dizendo: Se estás vivo, eu te batizo em nome do Padre e do Filho e do Espírito Santo.


Nossa Senhora Mãe da Misericórdia, rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário sujeito a moderação.
Perguntas podem ser respondidas em novas postagens, para saber, clique no Marcador: "Respostas"
Que Deus os abençõe.
Obrigada

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...