Seguidores

Pesquisar este blog

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

O que é a Catequese?


Grandes são as dúvidas sobre os Sacramentos da Igreja Católica, principalmente, sobre o Batismo de Adolescentes e Adultos.

Maioria das pessoas querem saber se precisam participar mesmo da Catequese.

Percebo um quê de imediaticidade, que é comum ao nosso tempo, bem como, um certo "medo" ou "receio" de fazer a Catequese, talvez pelo período de duração dela (no geral, 1 ano) ou do compromisso em si (que requer um tempo da nossa semana).

Mas, também, penso se não teria um desconhecimento sobre o que é a Catequese, para quê, de fato, serve.

CATEQUESE, nada mais é, do que INSTRUÇÃO SOBRE A RELIGIÃO.
(Dicionário Michaelis, 3. ed., 2009)

E, pasmem, infelizmente, essas dúvidas e medos, são originados por uma ausência de Catequese e/ou por uma Catequese mal feita; bem como, da ausência de reciclagem.

Durante esse ano de Catequese as pessoas (jovens e adultos) vão aprender sobre a Igreja (Católica) a qual pertencem ou querem pertencer; portanto, ela é importantíssima. Afinal, como amar o que não conhecemos? Como defender o que não conhecemos? Como fazer parte de algo que não conhecemos?

Na Catequese as pessoas vão aprender mais sobre a origem da Igreja, sobre o Credo (aquilo que Cremos); sobre os Mandamentos da Igreja Católica (que devemos observar), sobre os Sacramentos da Igreja Católica (que devemos participar) e, também, sobre a Oração e a Palavra de Deus.

Na Catequese aprendemos tudo sobre a Igreja Católica?

Não!
Há muitas coisas mais a aprender. E cada um pode buscar aquilo que mais lhe interessa nos Documentos da Igreja (site do Vaticano e livros católicos).
Mas, na Catequese aprenderemos o básico necessário para pertencer e permanecer na Igreja Católica.

Qual a idade para se participar da Catequese?

Crianças a partir da idade da razão (7 anos) (podem) começar a ser preparadas para aproximar-se do Sacramento da Eucaristia. Mas essa idade pode ser alterada em cada Diocese (para 8-9 anos).
Adolescentes e adultos de qualquer idade.
PS: Sabe-se que alguns pais já começam a preparar os seus filhos desde cedo, de forma que, ao atingirem a idade da razão (7 anos) já estão aptos a receberem esse Sacramento (comum vermos isso entre pessoas que frequentam a missa tridentina).

A Catequese substitui o ensino dado pelos pais e padrinhos?

Não!
A Catequese deveria ser um plus, um acréscimo ao ensino dado pelos pais em casa, que é a Igreja Doméstica.
Assim, aos pais e padrinhos cabe a responsabilidade de ensinar as crianças sobre Jesus, Maria, as orações básicas (Pai Nosso, Ave Maria, Credo, Anjo da Guarda), levá-los na Santa Missa ensinando-os como se portar, se vestir, a piedade, recita do terço, etc.
Infelizmente, hoje, uma grande parte dos pais/padrinhos não fazem isso, seja porque nem eles mesmo vão/fazem (e aqui a aprendizagem e conversão pelo testemunho fica prejudicada), seja porque sequer sabem ou lembram mais. E não vou nem citar a "falta de tempo" para as coisas de Deus.

Quais os Sacramentos necessitam da Catequese?

Os Sacramentos da Iniciação Cristã.
1) Batismo: para pessoas não batizadas a partir dos 7 anos de idade;
2) Eucaristia (Primeira Comunhão): para pessoas a partir dos 7 anos de idade;
3) Crisma: adolescentes e adultos.

OBS: 
a) O Sacramento do Matrimônio não exige uma catequese, mas um Curso de Noivos (se, pelo menos, um dos noivos já tiver sido batizado na Igreja Católica);
b) Os padrinhos de Batismo e Crisma não precisam fazer uma catequese, mas um Curso de Batismo (uma vez que, como devem ser crismados, já fizeram catequese).

Qual o tempo de duração da Catequese?

Em regra, 1 ano.
Podendo ser mais de um ano para as crianças que se preparam para a Primeira Eucaristia e menos de um ano para os Adultos (conforme orientação da Diocese e/ou Paróquia).

Já recebi todos os Sacramentos da Iniciação Cristã, mas queria fazer uma reciclagem, aprender mais, como devo proceder?

Você pode participar da Catequese de Adultos, como ouvinte.
Além disso, pode também ler alguns livros.

Quais livros posso ler para conhecer mais sobre a Igreja Católica?

1) Bíblia Católica

A Bíblia usada pelos protestantes é diferente da usada pelos católicos, visto que tem livros a menos no Antigo Testamento.
O Catecismo da Igreja Católica se reporta, constantemente, a Bíblia; além disso, ela é usada em todas as Santas Missas (leituras, salmos e evangelhos são retirados dela).


2) Catecismo da Igreja Católica (CIC)!

Esse é o principal livro do católico, além da Bíblia.
Nele está colocado o que a Igreja pensa, prega e defende.
A Catequese deve ser feita com base nele.


3) Código de Direito Canônico (CDC)

Nele está disposto as regras da Igreja Católica; como, p. ex., regras para o batismo, sacerdotes, matrimônio e suas nulidades, etc...


4) A Fé Explicada de Leo J. Trese

É um ótimo livro para o católico, onde se mostra os pontos essenciais da nossa fé. Feito com base no Catecismo da Igreja Católica, porém, talvez mais acessível para alguns, em termos de entendimento, por ser bem didático e usar uma linguagem mais coloquial.

Bem, há vários outros livros, claro, documentos, como o Sacrosanctum Concilium, sobre a Eucaristia, Santa Missa, etc... mas esses que coloquei (Bíblia, CIC e CDC) são a base do que a Igreja pensa e ensina.


Que o Espírito Santo de Deus coloque em nossos corações um amor para com a Igreja e um desejo ardente de conhecê-la.

Maria, Sacrário Vivo de Deus, rogai por nós!

5 comentários:

  1. Parabéns pelo blog. Gostei das informações.

    ResponderExcluir
  2. A catequese de Iniciação à Vida Cristã não tem duração de 1 ano e sim de 5 anos e está sendo implantado em todas as dioceses do Brasil. Somente a catequese de adultos dura menos tempo.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Senhor Jesus pelas resposta que encontrei, e que pude ler e entender. Quê Deus seja Louvado.Amem.

    ResponderExcluir
  4. Bem explicado, bem resumido, bons livros indicados para o estudo a iniciação a vida Cristã.Obrigada pelo conteúdo sugerido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ave Maria!
      De nada!
      Deus abençõe... a propósito, o Catecismo é vendido tambem em forma de Perguntas e Respostas: Compêndio do Catecismo da Igreja Católica.

      Excluir

Comentário sujeito a moderação.
Perguntas podem ser respondidas em novas postagens, para saber, clique no Marcador: "Respostas"
Que Deus os abençõe.
Obrigada

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...