Seguidores

Pesquisar este blog

sábado, 30 de abril de 2011

É pecado fazer tatuagem e colocar piercing?

Muitos católicos tem essa dúvida. Uns acham que é pecado, outros que não é pecado, tem aqueles que acham que fazer a imagem de Jesus, colocar o nome de Jesus, da sua mãe, irmã, pai não é pecado (só não pode fazer caveiras, etc.), alguns outros acham que isso é besteira.

O pe. Paulo Ricardo, em resposta a uma pergunta, tira essa dúvida e nos esclarece o que é o pecado e se é pecado ou não fazer tatuagem e colocar piercing.

Assista:




Nossa Senhora Mãe da Divina Misericórdia, rogai por nós!

35 comentários:

  1. ain muito bomm gostei,me tirou uma enorme duvida e me ajudou na minha decisão !!!

    ResponderExcluir
  2. Gostei da explicação, Padre, eu entendi, mas tenho que confessar que fiquei muito triste, eu esperei 18 anos pra fazer uma flor no ombro, e agora não vou poder fazer porque é pecado. Eu entendo que muita gente faz sim pra vulgarizar, pra chamar atenção, mas e aí? Temos mesmo que generalizar? E no meu caso? Sou católica desde pequena, toda minha família é católica, creio em Deus e o amo com todo meu coração, e o único motivo deu querer fazer uma tatto é porque sempre achei uma coisa linda. Eu não acho que uma tatto mudaria minha cabeça, nem mudaria minha fé, não acho que seria mutilação, muito menos sadomasoquismo. Eu sei que meu corpo é templo do Espírito Santo, mas não acho que um desenho denegriria essa imagem, nem vulgarizaria, é só um desenho! Não fiz por revolta, nem pra que olhem pra mim com outros olhos, mas porque eu gosto! Quando eu morrer, meu corpo vai virar pó, o que vai prevalecer é o meu espírito, serei julgada pelo que fiz de bom e de ruim, se fiz mal uso da minha sexualidade, ou usei das minhas palavras ou atos pra fazer mal à alguém, mas não por um desenho que fiz! Mas, fazer o que, se Deus falou está falado. Mas confesso que fiquei muito triste.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, também penso assim Larissa .. mas a igreja vê isso de outra forma, então temos que aceitar. Sou catolica desde que nasce, amo a Deus, Maria, Jesus, etc .. fiz uma tatuagem assim que fiz meus 18 anos. Adoro ela, acho linda, só que me arrpendi pelo fato da Igreja não aprovar, tenho medo de não ser salva, pelo fato de te-la. Melhor do que ficar com esse medo, é não fazer.

      Excluir
    2. Doce Ideias,
      Salve Maria!
      Penso que você não será condenada porque fez tatuagem, no entanto, concordo que seria melhor ficar sem essa dúvida.
      Que Deus a abençõe.
      bjs

      Excluir
    3. Tatuagem faz mal. Não é um simples desenho. É uma impressão feita no próprio corpo que chama atenção para ele. Mulheres, precisam parar de achar que sabem como o corpo de vocês é visto. Eu sou homem. Eu sei que pelo pecado original, temos tendências diferentes quando olhamos o corpo. Homens olham para o corpo da mulher com desejo de usar como objeto, eles desfrutam da visão. Daí a pornografia é um pecado tipicamente masculino. Já vocês mulheres não querem ver, vocês querem ser vistas, desejadas. Evitem alimentar esse desejo. Vistam-se com elegância, modéstia e evitem chamar atenção para o corpo com decotes, piercings, tatuagens, roupas apertadas... vocês querem ser amadas de verdade? Ajudem os homens a olharem para os seus olhos e não para o seu corpo. Saibam se vestir de forma a ser elegante, bonito, mas deixar o mistério sagrado do corpo de vocês escondido! Eu ficaria muito feliz se as mulheres desse mundo me ajudassem a lutar contra o meu pecado do olhar... mas pra onde olho tem roupas provocantes e atitudes sensuais.

      E vocês mulheres fazem isso com bom coração, achando que apenas estão sendo adimiradas... mas isso é o modo como vocês se enxergam. Os homens enxergam o corpo feminino para usá-lo como objeto de prazer, e não pra admirá-lo. Se coloquem no lugar de um homem e tenham caridade conosco. Não nos façam pecar. As mulheres estão deixando de saber como se vestir porque acham que os homens as veem da mesma forma que elas se veem. Mas o pecado original nos deixou com tendências diferentes. Vejam:

      http://www.padrepauloricardo.org/episodios/modestia-como-as-mulheres-devem-se-portar-parte-1

      Excluir
    4. Querida, não leve em consideração respostas de alguém que copiou e colou um texto; Nem de pessoas que deixam de agir, mesmo achando que estão certos, pq um Padre falou o contrário. Sou católico desde criança, frequentante, dizimista e não aceito muitas colocações de amigos Padres e/ou colegas de grupos de jovens. Inclusive sobre tatuagens, achei as colocações do Padre distorcidas, como na antiguidade onde distorciam a palavra de Deus para propósitos próprios. Tatuagem não é multilação, não é para parecer sexy, não é para ser erótico, não é um ataque ao ESPIRITO SANTO ou a CRISTO ou a DEUS. É algo que deve ser decidido por você, uma mulher adulta, uma flor, que não vai ser menos flor por ter uma tatuagem. ;) Paz e Bem

      Excluir
    5. Existe uma diferença de quando VC faz com consiencia de que aquilo é pecado e de quando você faz sem saber, aqueles que já fizeram e não sabiam, não se preocupem pois existe a misericórdia de Deus que é muito maior, não irá pro inferno porque fez , mas a obediência a Santa Igreja é Caminho seguro de salvação, procurem não fazer

      Excluir
  3. Concordo plenamente com voce Larissa, uma tatuagem não irá mudar meu carater, minha fé, minha espiritualidade.... =D

    ResponderExcluir
  4. CAROS LARISSA E GUITAR SHOW (tbm sou guitarrista), a igreja é uma INSTITUIÇÃO TÃO LINDA QUE TRATA COM AMOR!
    TENHO 29 ANOS E 2 TATUAGENS, SE SOU FELIZ COM ELAS? SIM, MAS COM CERTEZA ESTARIA MELHOR SEM. ME ARREPENDO SIM, POIS HOJE COMPREENDO QUE MEU CORPO É TEMPLO DO ESPÍRITO SANTO E NÃO DEVO AGREDI-LO. CERTAS PALAVRAS VOCÊS PODEM ACHAR EXAGERO, MAS NÃO SÃO NÃO. POR EXEMPLO, NOS MELHORES HOSPITAIS OCORREM INFECÇÃO HOSPITALAR, O QUE IMPEDE DO TATUADOR CONTAMINAR INSTRUMENTAL E LESAR SUA PELE COM UMA INFECÇÃO? POSTERIORMENTE DANIFICARIA SEU CORPO POR ISSO. SOU ENFERMEIRO E SEI O QUE ESTOU FALANDO.
    O QUE EU DIGO É O SEGUINTE, NÃO QUESTIONEM A IGREJA, APENAS TORNEM ELA AMADA POR VCS, POIS ELA AMA VCS. HOJE QUESTIONAM TATUAGENS, AMANHÃ VIRGINDADE, HOMOSSEXUALISMO,CONTRACEPTIVOS , ABORTO, ETC... ACATEM O QUE A IGREJA DIZ E SEJAM SANTOS !!!!
    SANTA CATARINA DE SENNA E SÃO PIO VOS GUARDEM!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Rodolfo a muito tempo a virgindade é questionada, ai de uma mulher adulta confessar p seus amigos que é virgem, vai ser motivo de pena, de chacota e de desconfiança das sua sexualidade, muitas das vezes é considerada lésbica e quanto ao homem ser virgem este mesmo é que sofrerá preconceito; uma pena, porém é a pura verdade nossa sociedade esta cada dia mais sexualizada e ai daqueles que forem que viverem de maneira contraria a essa nova ordem.

      Excluir
    2. Muito obrigado Rodolfo, nunca tinha visto por esse lado... Agora compreendo com clareza os pq's! Bjs

      Excluir
  5. Sou obrigado a dar o braço a torcer... Até hoje eu realmente não conseguia entender qual o problema com fazer uma tatuagem. Agora em entendi!!! Muito bom.

    ResponderExcluir
  6. Salve Maria!
    Fico feliz Claudiano.
    Que Deus o abençõe.

    ResponderExcluir
  7. Adorei a explicação!! Perfeita!!! Espero que todos entendam a locação que o pe. Paulo Ricardo fez, em que O ato em si da tatuagem nao é o pecado, mas sim a intensão e o erotismo que se esconde por traz deste ato... ou seja homens e mulheres que passam pelo sofrimento das agulhas para marcar partes eróticas e chamar atenção para determinada parte do corpo!!!!! Se eu entendi bem, nem toda tatuagem gera pecado, a intensão e a ferida que vc causa à alma sim!!!!... Ai eu gostaria de por também as marquinhas de biquini.... os Decotes.. e etc!!! Ferem muito mais a alma do que uma simples tatuagem que esta escondida no meio de suas costas e que niinguem a ve e vc a fez pois gostaria de lembrar um ente querido..

    ResponderExcluir
  8. Respostas
    1. Sim Isaac pois o nosso corpo do Espirito Santo entao vc quer destruilo? Fica com Deus

      Excluir
  9. Eu já dei catecismo, participei muito de retiros, sempre participei das festas cristãs, depois que me separei, afastei da Igreja por sentir preconceito pela minha situação de mulher divorciada. Um dia uma amiga me levou para fazer uma tatuagem, fiz 3 borboletinhas pequenas no ombro, na época nem imagina que estava agredindo meu corpo com isto, foi uma atitude totalmente ingênua, se eu soubesse disto antes, não teria feito. Agora fico pensando se quando morrer vou ser condenada por isto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve Maria!
      Desculpe a demora em ti responder.
      Você diz que já deu aula de Catecismo, assim, pressuponho que saiba, mas pode ter esquecido, que para haver o pecado (mortal) é necessário saber o que é pecado e querer praticá-lo.
      Assim, se você não sabe que algo é pecado e faz, você não está cometendo um pecado mortal.
      Agora, para você ficar mais tranquila e imaginando que você retornou para a Igreja, sugiro que quando for confessar-se falar ao padre que fez tatuagem. Assim, ele poderá te dá o perdão e você ficará mais tranquila quanto ao fato de ser ou não condenada quando morrer por conta disso. (Particularmente, creio que você deva ter outros pecados que podem te condenar).
      Que Deus a abençõe e seja bem-vinda!

      Excluir
  10. Desculpe mas.... em 13 minutos de vídeo vi muito rodeio e não muita clareza. Sou católico a anos, batizado, crismado e casado na igreja e quero fazer uma tatuagem da medalha de São Bento, acho símbolo poderoso demonstra a fé com intensidade, assim como o terço. Tenho o interesse de faze-lo para demonstrar a minha fé além do que, creio e sei o que a medalha representa, não quero ficar "sexy" ou algo semelhante, enfim... O que eu vejo é que a Igreja generaliza o ponto de vista da tatuagem pois é mais fácil do que analisar uma aqui outra ali, ha algumas com intenções satânicas sim, já outras... Qual o problema de u cristão com devoção a Nossa Senhora tatua-la ou então tatuar o terço, qual o problema de prestar uma homenagem a Deus colocando o seu nome ou então escrever Jesus, ou então a cruz que presenta tão bem nós cristãos? Sinceramente não vejo problema nisso, concordo com o padre em alguns aspectos, como por exemplo essa mania de tudo ver na bíblia, a passagem que usam como fundamento, refere-se a séculos atrás onde se veneravam outros deuses e se fazia sacrifícios e pinturas nos corpos para representa-los, tanto que no final da passagem contem ..."eu sou o senhor"... Em resumo, quero fazer a tatuagem com a intenção de representar a minha fé, entre vários símbolos escolhi um, simples assim. Não quero ser sexy, vulgar ou algo semelhante. Em suma vendo o vídeo eu entendi muito bem o que o padre quis explicar ( Parabéns pela explicação, pois até hoje nunca vi um padre falar sobre isso ) e entendi que a Medalha de São Bento que quero fazer vai de contra a todos os exemplos que a igreja usa como sendo errado, sendo assim não vejo problema em representar a minha fé com esse símbolo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve Maria!
      Particularmente, eu acho desnecessário se fazer uma tatuagem.
      Além de ficar veio (dependendo do local e quando se fica mais velho e com a pele caída), pode prejudicar a pessoa profissionalmente, dói e você ainda corre o risco de ser contaminado com algumas doenças, como o HIV e a Hepatite B.
      Não obstante isso, todos nós batizados já formos marcados por Deus na nossa fronte, nós não vemos, mas Deus vê e conhece os seus, e isso deveria nos bastar.
      Que Deus o abençõe.

      Excluir
    2. Eu comparo a "defesa das tatuagens" aos católicos defendendo o uso de imagens na igreja, e aos que "defendem não-tatuagens" aos protestantes atacando a idolatria. O que dizer? O que pensar? Pois analisem como as respostas e os argumentos se parecem... Sou a favor de tatuagens, como sou a favor das imagens... pois o fato de ter uma imagem em casa ou no corpo, não diz que adoro essa ou aquela imagem. Se o corpo é sagrado, a minha casa também é, pois lá também habita o Espirito Santo. Tudo está no "por quê estou fazendo isso?". Um exemplo, pessoas ao entrar na igreja, se ajoelho em frente às imagens e passam reto pelo Santíssimo. E não adianta falar que na imagem não há nada, e que no Sacrário existe um Deus vivo, continuam a fazer do mesmo jeito. O padre está correto.

      Excluir
    3. Isso prova que você não entendeu nada. A tatuagem chama atenção para o corpo, e ESSE é o pecado. A erotização, a sensualização. Não importa o que você tatue e a mensagem que vc traga, ela sempre chama atenção para o corpo mais do que pra própria mensagem. É uma deformação e uma revolta contra o corpo que Deus te deu do jeito que ele é. Seu corpo fala de Deus. Você não precisa imprimir nele um desenho que traz inclusive riscos à saúde (e que, portanto, está incluso no pecado "não matarás" a si mesmo). A imagem-ícone de um santo fora do nosso corpo nos ajuda a gente a pensar em Deus, chama atenção para as realidades espirituais. Mas uma imagem (qualquer que seja ela) impressa no nosso corpo atrapalha porque chama a atenção mais para a carne do que para o desenho e as realidades espirituais. É uma imagem-ídolo, porque ofusca e atrapalha a pessoa de se elevar a Deus. O corpo já fala de Deus sozinho, não precisa da ajuda de qualquer desenho. Nós é que precisamos reaprender a gostar do nosso corpo do jeito que Deus o fez, reaprender a enxergar que Deus se fez carne nesse corpo humano que Ele não tatuou "Eu amo Deus pai" e colocou lá uma pombinha pra representar o Espírito Santo. Se você quer que as pessoas se lembrem de Deus quando olharem pra você, faça com que todas as pessoas com que você se encontrar tenham um verdadeiro encontro com Jesus pela sua presença. Isso vale mais que qualquer desenho de Jesus no corpo.

      Excluir
  11. Salve Maria!
    Será que usar o colar não resolveria?
    Eu tenho a cruz, as medalhas (chaveiros da casa) e no carro tem um adesivo da medalha.

    ResponderExcluir
  12. As pessoas estam se esquecendo do Deus Pai nosso criador... e se tornando deuses de si mesmo, onde tudo pode, tudo é permitido. Está questão de "MENTE ABERTA" é coisa do diabo!!!!!

    ResponderExcluir
  13. Achei um pouco exagerada a afirmação de que é pecado fazer tatuagens e piercing, concordo que o pecado é da alma, não do corpo, tenho uma tatoo e ja projeto minha segunda...Nada disso mudou nem vai mudar meus sentimentos, meu caráter e minhas atitudes para com o próximo e comigo msm. É algo apenas estético, e todos sem exceção tem suas vaidades. Sou católico, mais tenho a crença de que Deus avaliara oque vem de dentro de nós, não oque vem de fora, o amor acima de td.

    ResponderExcluir
  14. ola eu pensei em fazer uma tatuagem da bandeira dos eua isso e pecado tambem fica com deus

    ResponderExcluir
  15. Sou batizado, catequizado, crismado, frequento as missas todos os domingos, nunca fiz a mal a ninguém, nao traio minha mulher e no meu meio social e profissional não existe pedofilos por exemplo... no entanto tenho tatuagens sim... e isso nao e pecado nos dias de hoje. O pecado está muito além da aparência, nao me parece vindo de jesus esse tipo de julgamento... rafa.vian@hotmail.com

    ResponderExcluir
  16. Meu nome é Albari, próximo ano voltarei para o seminário para estudar para ser padre, tenho uma tatuagem da medalha de São Bento e farei outras tatuagens, a próxima de são Miguel Arcanjo, conheço a Canção Nova desde 1994, acompanho padre Ricardo a algum tempo e admiro muito seu trabalho, concordo em partes com a questão sobre a tatuagens, existe sim um exagero da partes de alguns, mas como existe um exagero em muitas coisas, eu pessoalmente prefiro ser um padre com o corpo todo tatuado, mas com o coração voltado para Deus, do que muitas vezes ter o corpo limpo mas viver com o coração e a mente pervertida, sei que tenho muita coisas a aprender, e pode ter certeza que nos estudos de filosofia e teologia, vou me aprofundar melhor em muitas coisas,mas penso desde já que devemos olhar mais para o interior das pessoas que seus exterior, tenho muitos amigos tatuados que são exemplo de vida para muita gente que vive dentro da igreja todos os dias, mas que a língua e o mal exemplo de vida esta longe de ser um verdadeiro cristão. essa é minha opinião.

    ResponderExcluir
  17. Meu nome é Albari, próximo ano voltarei para o seminário para ser Padre, tenho uma tatuagem da medalha de São Bento, farei uma de São Miguel Arcanjo e outras mais
    AS PESOAS QUE FAZEM A TATUAGEM DE ALGUM SANTO OU DE NOSSA SENHORA, DE UMA CERTA FORMA, AO MEU VER, ESTÃO FAZENDO UMA HOMENAGEM AO QUE ELES ACREDITAM E ASSIM DIVULGANDO A FÉ E PROPAGANDO A CRENÇA NOS NOSSOS IRMÃOS MAIS ILUSTRES OS SANTOS AMADOS DE DEUS.
    AS PASSAGENS DO ANTIGO TESTAMENTO DEVEM SER ENTENDIDAS DENTRO DO CONTEXTO EM QUE FORAM ESCRITAS E PARA QUEM FORAM ESCRITAS.

    AS PASSAGENS ÀS QUAIS PESSOAS SE REFEREM DEVEM SER ESSAS:


    Lv 21, 5 “Os sacerdotes não rasparão a cabeça, nem os lados de sua barba, e não farão incisões em sua carne.”

    Lv 19,28 “Não fareis incisões na vossa carne por um morto, nem fareis figura alguma no vosso corpo. Eu sou o Senhor.”

    Dt 14, 1 “ Vós sois os filhos do Senhor, vosso Deus. Não vos fareis incisões, e não cortareis o cabelo pela frente em honra de um morto.”


    NO ENTANTO, SE FORMOS VIVER TUDO O QUE OS LIVROS DO LEVÍTICO E DO DEUTERONÔMIO DIZEM:

    A MULHER SERIA UM OBJETO;
    QUANDO ESTIVESSE MENSTRUADA, SERIA IMPURA;
    OS HOMENS NÃO FARIAM A BARBA SE FOSSEM SACERDOTES;
    PESSOAS SERIAM APEDREJADAS POR SEREM GAYS, OU ADÚLTERAS ETC.

    E ESSAS INCISÕES FORAM PROIBIDAS NA LEI DE MOISÉS TAMBÉM POR QUE TINHAM UMA CONOTAÇÃO MÁGICA OU SE REFERIAM AO CULTO PAGÃO.

    NO NOSSO CASO, FALAMOS DE PESSOAS QUE DEMOSNTRAM SUA FÉ CRISTÃ NA TATUAGEM.

    NÃO HÁ NADA DE PAGÃO OU MÁGICO OU DEMONÍACO.

    PELO O CONTRÁRIO, COM CERTEZA ,QUEM TEM UMA TATUAGEM DE UM SANTO DE DEVOÇÃO

    TEM UM SINAL DE PROTEÇÃO CONTRA DEMÔNIOS EM SEU PRÓPRIO CORPO.



    É PRECISO LER A BÍBLIA,
    MAS É TAMBÉM NECESSÁRIO ESTUDAR SUAS PASSAGENS

    E ENTENDER O CONTEXTO EM QUE OS TEXTOS FORAM ESCRITOS

    OU NOS TORNAREMOS LOUCOS OU FANÁTICOS EM NOME DA FÉ.

    A IGREJA CATÓLICA SEMPRE FOI CUIDADOSA NA INTERPRETAÇÃO DA PALAVRA DO SENHOR,

    POR ISSO NÃO PEGAMOS QUALQUER CITAÇÃO FORA DO CONTEXTO E A USAMOS COMO UM ARGUMENTO SOLTO.


    OS SANTOS DOS QUAIS VOCÊ FALA ( É BOM QUE VOCÊ LEIA A VIDA DELES) TUDO FAZIAM POR AMOR A DEUS.

    SÃO FRANCISCO AMAVA TANTO JESUS, E MEDITAVA TANTO NO SEU AMOR E SOFRIMENTO NA CRUZ,

    QUE RECEBEU AS CHAGAS DELE NO PRÓPRIO CORPO.

    DO MESMO MODO, SANTA RITA , SANTA VERÔNICA GIULIANI, PADRE PIO E TANTOS OUTROS.

    CARREGAR AS CHAGAS DE CRISTO DEVE SER UMA HONRA PARA TODO CRISTÃO, COMO NOS DIZ SÃO PAULO:

    "De ora em diante ninguém me moleste, porque trago em meu corpo as marcas de Jesus. "
    Gl 6,17


    SE OS SANTOS SE ORGULHAVAM DAS MARCAS DE CRISTO, PORQUE TER MEDO DE MARCAS QUE PODEMOS FAZER PARA LEMBRAR NOSSO DEUS E SEUS SANTOS.


    NÃO HÁ MOTIVO PARA ESSE MEDO COM RELAÇÃO ÀS TATUAGENS, DESDE QUE SEJAM PESSOAS ADULTAS E CONSCIENTES.

    SE FOR ASSIM QUALQUER CIRURGIA PLÁSTICA VAI SER CONSIDERADA UM PECADO.

    DEUS QUER NOSSA FELICIDADE E SE PODEMOS FAZER UMA TATUAGEM QUE APENAS FALA DELE OU NOS LEMBRA
    DAS REALIDADES CELESTES COMO AS DOS SANTOS, QUAL O MAL NISSO?


    SÃO PAULO DIZ ALGO QUE NUNCA ESQUEÇO, QUANDO PENSO EM TATUAGEM:


    " Para os puros todas as coisas são puras. Para os corruptos e descrentes nada é puro: até a sua mente e consciência são corrompidas"
    Tit 1, 15

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não precisa fazer tatuagens. Use camisetas, vestimentos e acessórios que homenageiem Deus, Nossa Senhora e os Santos. Pronto.

      Excluir
  18. Sempre tive vontade de fazer uma tatuagem porque achava legal e seria um significado voltado ao amor que sinto por meus pais, porém ao ver os vídeos e analisar as mensagens de quase todos as pessoas que aqui comentaram percebo sentido de tudo e que as pessoas e meus pais vão perceber o amor que sinto por eles diante de minhas atitudes apresentadas e não devido a uma simbologia marcada no meu corpo. Obrigada pelo o excelente vídeo mostrado e pelos comentários de todas as pessoas. Que a paz de Cristo os acompanhem <3

    ResponderExcluir
  19. Gente! não acredito que o Padre disse que não precisamos de procurar argumentos na bíblia.
    Puxa vida!! que heresia escancarada!
    A explicação dele foi em achologia pq não citou base nenhuma. Se mutilar não pode como ele disse. Então ninguém pode usar brinco?
    E a tatuagem? só opinião pessoal e tdo mundo aceita. PQP!!! A bíblia diz que nenhuma coisa e de si mesmo imunda, ate que alguém a tenha por imunda, mas o catecismo deve ensinar algo diferente, afinal ele começa dizendo que não precisa achar argumentos biblicos, Nó!!! fraco demais

    ResponderExcluir
  20. Luiz Cláudio Duarte, eu concordo que se tatuagem é mutilação, então ninguém pode fazer cirurgia plástica e nem colocar silicone. Não pode furar orelhas para colocar brincos e nem usar maquiagem pois chamaria atenção para o rosto feminino. Daí, se a tatuagem tem o mesmo motivo de adorno, pq proibi-las? Furar orelhas mutila, dói, sangra, pode infeccionar também. Creio que um cristão jamais poderia tatuar dragão ou demonios, ou fadas ou coisas do gênero, mas a tatuagem de animais, cruzes, santos, não entendo a proibição. A argumentação do padre me pareceu fraca també, pois ele quis argumentar com a psicologia e não teve sucesso, na minha opinião.

    Todavia, não posso deixar de apontar uns detalhes, tais como: não se trata de heresia escancarada, nada a ver. Também não citar bíblia não é nada errado, pois ele .poderia fazer uma análise a partir da psicologia, história, psiquiatria etc. Outra coisa, de fato é pecado usar palavrões ("PQP"), pois a boca que louva não deve proferi-los.

    Acho que essa postagem sobre a tatuagem pelo Padre Paulo ainda não me satisfez a dúvida à respeito.
    Vou mesmo é conversar com um padre e se não puder fazer mesmo, seguirei a oprientação só por obediência e amor à Fé.

    Vicente

    ResponderExcluir
  21. Eu cresci católica como fervorosa,cresci sonhando em viver uma vida consagrada como religiosa.Mas infelizmente enfrentei oposição familiar e também não zelei pela minha fé.Me afastei e por fim fiz 2 tatuagens.Me arrependo e tenho muito medo de estar condenada por isso é um temor imenso que tenho hoje me pergunto porque não o tive antes mais só peço que Deus tenha misericórdia de mim.Hoje vivo a esconde-las pela mais pura vergonha(mesmo que não sejam obscenas,nem algo parecido mais é algo que eu sei q está errado...)
    Paz e Bem.

    ResponderExcluir
  22. Esse vídeo é mais antigo. Entendi e respeito o que o Padre disse. Mas temos um novo vídeo do mês passadao do Padre (Nov/17) e a explicação dele já é bem diferente dessa. Assistam:

    https://www.youtube.com/watch?v=CAkIM4DfNnc&t=229s

    ResponderExcluir

Comentário sujeito a moderação.
Perguntas podem ser respondidas em novas postagens, para saber, clique no Marcador: "Respostas"
Que Deus os abençõe.
Obrigada

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...