Seguidores

Pesquisar este blog

domingo, 16 de janeiro de 2011

A Modéstia na Novela!

Do mesmo modo, quero que as mulheres usem traje honesto, ataviando-se com modéstia e sobriedade. (I Tm 2,9)

Hoje é difícil vermos uma mulher vestida com modéstia e recato, a maioria das mulheres, das mais jovens as mais idosas, estão se vestindo cada vez com roupas mais curtas, justas e decotadas. Dizem que essa é a moda, que é bonito e estimulam as mulheres a se vestirem assim, muitas vezes sem um mínimo de bom senso e até quando o corpo da mulher não comporta aquela moda.

Não importa se é gorda ou magra, alta ou baixa, se tem gordurinhas sobrando ou não, está na moda, as mulheres são estimuladas e acabam por usar aquela roupa.

Infelizmente, muitas católicas entram nesse caminho; seguem a moda sem se importar se seu corpo pode ou não e se o lugar é apropriado ou não.

E onde se encontra essa "moda"? Normalmente, essa "moda" é a que passa nas novelas. Passou na TV, em uma novela, logo entra na "moda" e as mulheres passam a seguir.

Para minha surpresa, nessa última novela - Passione - uma mulher em especial mostrou uma moda diversa, com modéstia, recato e moderna.

A Felícia, personagem da Larissa Maciel, é uma mulher recatada que se vestiu sempre com modéstia e descaracterizou a idéia de que para se vestir com modéstia tinha que se vestir igual uma idosa, com modelos antigos, de décadas passadas, o que provavelmente afasta muitas mulheres, mormente as mais jovens, da modéstia. Afinal, elas querem parecer modernas.

Pois bem, a Felícia em toda a novela, durante várias vezes, desfilou modelos modernos e modestos.

Nunca a vi com calça jeans, shorts ou bermudas; sempre com saias ou vestidos.

Nunca a vi com decotes profundos ou roupas curtas; normalmente suas saias ou vestidos eram na altura do joelho ou mais longos e suas blusas ou vestidos com decote em V ou canoa, porém não muito profundo e com mangas ou alça.

Assim, resolvi procurar na internet e achei alguns modelos que podem inspirar as mulheres católicas a se vestirem de forma modésta e moderna para irem em qualquer lugar: trabalho, supermercado, escola, faculdade, festas, Igreja na Santa Missa, numa Adoração, etc.




Esse vestido é um tomara-que-caia, usado na cerimônia de casamento, não é um modelo apropriado para uma mulher católica vestir, embora faça muito sucesso entre as mulheres em nosso país, inclusive em festas de casamento na Igreja, porém, com essa echarpe, que cobriu os ombros e as costas, ficou mais modesto.
Assim, se forem usar um tomara-que-caia, principalmente na Igreja, usem uma echarpe ou um casaco para cobrir os ombros, as costas e ficar mais modesta.



Esse é um exemplo maravilhoso de um vestido modesto e moderno, embora tenha inspiração na moda de décadas passadas.



Adorei essa blusa jeans. Como se nota, ela é um coringa que pode ser usado com outras peças, no caso, foi usado com duas saias diferentes.




Essa saia é um ótimo exemplo para as mulheres.
É esse o tamanho correto de saia que se deve usar e não aquelas mini-saias que muitas vezes parecem mais cintos. Com as mini-saias as mulheres não ficam confortáveis ao sentar, ficam toda hora puxando a saia, querendo cobrir não sei o que, porque se usam a saia do tamanho de um cinto é que querem mostrar, ou não? Além de chamar atenção dos homens de forma errada. Não pensem que eles vão olhar e dizer: "Essa é uma mulher séria!" Pelo contrário, é mais fácil dizerem: "Olhem a piriguete. Essa é uma garota fácil!" (é isso que eu os vejo falando)
Já esse tamanho mostrado na foto deixa a mulher bela, confortável, modesta e segura de que não irá mostrar mais do que devido.


Para aqueles vestidos ou blusas sem manga o casaquinho é ótimo para cobrir os ombros ao ir na Igreja para a Santa Missa ou Adoração já que, algumas vezes, a blusa sem manga mostra, além das gordurinhas, o sutiã (não tem coisa mais horrível e deselegante) e, ainda, um casaco fininho pode ser usado também onde é quente e não faz frio.



Essa foi a sacada que mais gostei. Normalmente, usa-se saias longas com blusinhas regatas, justinhas ao corpo. Aqui se optou por usar uma blusa com manga, por dentro da saia, definindo-se a cintura com um cinto grosso. Amei esse look. Ficou diferente e elegante. Foi o look mais usado pela personagem nos últimos dias da novela.


Esse tipo de decote é ótimo e modesto para quem tem seios fartos.



Quem disse que vestido longo, de festa, tem que ser decotado ou igual ao de "velha"? Adorei o look, vestido longo, modesto, com mangas, e tecido lindo!


Linda, moderna e modesta!



Outro vestido longo, com manga e decote em U. Lindo, modesto e moderno. Para quem ainda tinha dúvidas de que se podia usar vestido longo sem decotes e com manga. Na foto temos ainda o detalhe das costas com uma pequena tira por baixo do busto para acinturar o vestido.

Nossa Senhora da modéstia, rogai por nós!

10 comentários:

  1. Oi amiga, paz de Cristo,

    Amei seu blog, já me tornei sua seguidora e prometo voltar sempre pra lhe visitar.

    Realmente precisamos mostrar para o mundo que não precisa andar semi-nuas para ser bonita e nem vista. Parabéns pelo post.

    Fique com Deus e Maria. beijos no coração.

    http://jodedeus.blogspot

    ResponderExcluir
  2. Salve Maria!
    Oi Joelma.
    Obrigada pelo carinho.
    Que Maria seja o nosso exemplo.

    ResponderExcluir
  3. as roupas da atriz ficaram bonitas, mas algumas católicas com véu que vi aqui parecem umas evangélicas da congregação que moram perto da minha casa , muito feio mesmo, sem graça, e calça jeans não desonra ninguém .
    Nos dias atuais ficar cobrando véu parece-me uma grande perda de tempo, sendo que muitos católicos não passam nem na frente da igreja, quanto mais usar um véu ! Na minha opinião, deve haver uma evangelização maior, em resgate das ovelhas perdidas, como Jesus nos pede, porque a celebração vem depois antes é preciso "ensinar" realmente o que significa toda a Celebração da Santa Missa, pq tem muitos que nem sabem o que acontece direito, vão na Missa e ficam dormindo ! Não posso ficar sendo "tradicionalista" ao extremo e ficar reparando nos outros se o seu comportamento é liturgicamente correto, se não conhecem e não experimentaram o amor de Jesus, mas antes apresenta-lo, pois só se ama o que se conhece ! Quero vê-los meus irmãos nas ruas, nas praças , nas casas falando de JESUS CRISTO, levando o Evangelho, dando testemunho, não fiquem fechados, sejam mais carismáticos , alegres !!! Afinal de contas Cristo ressuscitou ! Aleluia !

    A paz de Jesus !!!!!!!! Façam a sua parte , Deus conta contigo !

    ResponderExcluir
  4. Ave Maria!
    Michele, obrigada por visitar o meu humilde blog.

    Roupas: Realmente, tem algumas católicas que estão mudando o guarda roupa e não tem condições de comprar ou mandar fazer roupas modestas e bonitas, assim, algumas vezes podem parecer evangélicas (parece mais não é!); em termos, já que tem muitas evangélicas que nos surpreendem e se vestem igual prostitutas; por isso mesmo há católicas que tentam mostrar que é possível usar roupas modestas e bonitas, como tentei fazer aqui. No entanto, pelo menos elas tentam se vestir de forma modesta, independente de ser bonito ou não para os outros. Se importam mais com o que é bonito para Deus!

    Calças: Quanto ao uso de calça, nunca disse que não era modesto, porém, o ideal é ir para a Santa Missa com saias/vestidos. Além disso, há uma discussão dentro da Igreja sobre essa questão com posicionamentos no sentido de ser pecado e errado o uso de calça por mulheres, seguida por cardeais, como o Cardeal Siri, e sacerdotes, como o Sto. Pe. Pio e o frei Damião. Até pouco depois do CVII era proibido entrar de calça na Igreja e se sabia exatamente qual a regra sobre vestimenta para ir na Santa Missa. Hoje, infelizmente, os sacerdotes não falam disso e vemos gente até de short e minissaia na Igreja. Eu, particularmente, não tenho uma posição ainda clara sobre o assunto, porém, estou evitando o uso de calças e procurando usar mais saias/vestidos modestos.

    O uso do Véu: Nós não estamos cobrando o véu, até porque, a Igreja não o obrigada (embora já tenha sido obrigatório o seu uso), o que estamos fazendo é estimular uma tradição que é belíssima e que tem sua base na Bíblia (I Cor 11). Mostrando que há pessoas e mulheres jovens que hoje em dia ainda fazem uso desse sacramental, no Brasil e no Mundo, bem como, no Vaticano é obrigatório o uso para as mulheres que vão ter audiência com o Papa, acho que isso tem uma razão de ser; se para encontrar com o Papa é preciso o uso do véu, quanto mais seria para encontrar e receber Deus?!

    Evangelização: O que eu procuro fazer aqui é justamente essa evangelização que você fala, agora, o exemplo é a melhor evangelização que pode haver; não adianta você falar e fazer diferente, isso é hipocrisia. Tem-se que falar e mostrar que é possível fazer.
    Quanto a ser carismática e alegre, você não me conhece, se conhecesse não falaria isso, já que isso garanto que eu sou! rs
    Tenha certeza que não tento evangelizar só através do blog, mais, no meu dia-a-dia, em todos os lugares, com testemunho de como se portar, como se vestir, como usar o véu, como agradecer e louvar a Deus! Enfim, como ser cristã católica no mundo.
    Espero que você também faça a sua parte!
    Que Deus a abençõe!

    ResponderExcluir
  5. tenho quinze anos e estou fazendo de tudo para abandonar o uso de calças(pois marcam muito co corpo)e de blusas decotadas,o problema é adaptar todo o guarda roupa e tambem o jeito como as pessoas olham,se eu fosse evangelica niguem ligava mas como sou catolica sou criticada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Monalisa, para viver o Evangelho somos muitas vezes criticados. O próprio Deus encarnado, Jesus Cristo, foi criticado, humilhado, ridicularizado, etc. por sua maneira de ser. Por isso, neste tempo da Quaresma unamos nosso coração com o Coração dEle para que tenhamos forças de não nos preocuparmos com os outros mas apenas com aquilo que agrada ao nosso Deus.

      O importante é seguir em frente, uma peça de cada vez, e tendo inspirações de modelos elegantes e femininos. Geralmente a mulher protestante se veste de modo brega, fazendo que a modéstia seja sinônimo de feiura, quando na realidade a modéstia é bela e elegante. Porém, para quem tem os olhos apodrecidos pela moda mundana jamais conseguirá ver beleza na modéstia, nem no mais belo vestido, pois o problema está na visão dela e não na realidade.
      Um abraço e peça a Nossa Mãe para te consolar e jamais desistir!

      Julie Maria

      www.modaemodestia.com
      http://pinterest.com/modestystyle/modesty-and-lady-style/
      http://pinterest.com/modestystyle/skirt/

      Excluir
  6. Salve Maria!

    Monalisa, PARABÉNS!!

    Continue firme na sua decisão e que Nossa Senhora lhe sustente nos momentos de dificuldade.
    Saiba que todas passamos essas mesmas dificuldades e muitas dentro de sua própria casa!
    Há um grupo de meninas/mulheres que se apoiam e mostram ser possível essa mudança no orkut e no facebook (comunidade Maria Santíssima e Modéstia e O Piedoso Uso do Véu).

    Que Deus a abençõe e sua Mãe Maria Santíssima!

    ResponderExcluir
  7. Olá, parabéns pelo blog, apesar de ainda não usar o véu e ter mais calça do q saia estou gostando muito desse assunto e usando cada vez mais saia e isso se deve muito ao q vejo por essas meninas q estão divulgando essa forma de comportamento como vc. Estou no caminho, não digo q vou abandonar o uso de calças mas pelo menos nas missas eu quero chegar lá!!

    ResponderExcluir
  8. Salve Maria!

    Obrigada Isa. Que Deus a abençõe, pela intercessão da Virgem Maria!

    ResponderExcluir
  9. Querida Graziela,

    Você disse não ter uma posição clara sobre a calça. Gostaria de te convidar a ler estes artigos: http://modaemodestia.com.br/feminilidade/artigos-sobre-a-calca

    Acredito que existem algo que vai além do "é pecado ou não" neste caso. O Cardeal Siri não usa a palavra pecado, mas nos pergunta se não seria uma monstruosidade vermos na sociedade a mulher - deixando de lado sua específica feminilidade - e cedendo a uma moda igualitária, que vai contra a diversidade querida por Deus: homem e mulher Ele os criou. A calça jeans é a peça "ícone" da moda "unissex" e o nome desta moda já diz tudo: um sexo só. Justamente porque na nossa sociedade a identidade sexual está tão confusa - e isso cada vez mais é visto na moda, com homens afemininados e mulheres masculinizadas - nós como mulheres católicas, que amamos a Nosso Senhor podemos fazer algo muito simples para revelar ao mundo a beleza do dom da nossa feminilidade: usarmos roupas que foram por séculos aquelas típicas usadas pelas mulheres: e não são os vestidos e as saias que nos deixam como "princesas"? Então, deixemos a calça - que é tão sem graça - para nossos irmãos e usemos tantos modelos de saias que nos deixam belas, modestas e o mais lindo de tudo: agrada a Deus pois estamos fazendo um apostolado sem falar nada: apenas com nossa maneira de vestir estamos dizendo que é belo ser ser mulher e filha de Deus! Que a Rainha da Pureza te guie para você ter as luzes para decidir deixar todas as calças :)

    Um abraço carinhoso,
    Julie Maria
    www.modaemodestia.com.br

    ResponderExcluir

Comentário sujeito a moderação.
Perguntas podem ser respondidas em novas postagens, para saber, clique no Marcador: "Respostas"
Que Deus os abençõe.
Obrigada

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...