Seguidores

Pesquisar este blog

domingo, 22 de maio de 2011

Santa Rita de Cássia - 22 de Maio


Santa Rita de Cássia é uma das santas da Igreja Católica que passou por todos os estados de vida: foi solteira, casou-se, ficou viúva e tornou-se religiosa.
Nasceu em 22 de maio de 1381, na Itália, perto da cidade de Cássia, de pais devotos - Antônio Mancini e Amata Ferri - que eram conhecidos como os "Pacificadores de Jesus Cristo", pois eram chamados para apaziguar brigas entre vizinhos.
Apesar da idade avançada da Sra. Amata, 62 anos, nem por isso deixava de confiar em Deus e foi assim que Deus atendeu às suas preces: conta a história que um anjo apareceu a ela e lhe revelou que daria à luz uma menina que seria a admiração de todos, escolhida por Deus para manifestar a todos os seus prodígios.
Seus pais, mesmo ser saber ler e escrever, ensinaram para Santa Rita tudo sobre Jesus, Maria e os Santos, e Santa Rita de Cássia também não aprendeu a ler e escrever, o seu livro era o Crucifixo.
Santa Rita de Cássia sempre quis ser religiosa, mais seus pais a obrigaram a casar com o Sr. Paolo Ferdinando e Santa Rita obedeceu.
Depois do matrimônio Paolo Ferdinando demonstrou ser um bebedor, mulherengo e abusador.
Quanto não padeceu essa querida santinha durante 18 anos, injuriada sem motivo, espancada, não se queixava e era tão obediente que até à Igreja não ia sem a permissão do seu brutal marido.
Porém, a mansidão, a docilidade e a prudência de esposa, suavizaram aquela rude impetuosidade, conseguindo transformar em manso cordeiro aquele leão furioso.
Encontrou sua fortaleza em Jesus Cristo, em uma vida de oração, sofrimento e silêncio.
Tiveram dois filhos (gêmeos), que herdaram o temperamento do pai. Santa Rita se preocupou e orou por eles.

Depois de vinte anos de matrimônio e oração por parte de Rita, o esposo se converteu, lhe pediu perdão e lhe prometeu mudar sua forma de ser. Rita o perdoou e ele deixou sua antiga vida de pecado e passava o tempo com Rita nos caminhos de Deus.
Uma noite Paolo não chegou em casa. Antes da sua conversão isso era normal, mais convertido não era normal. Rita sabia que tinha acontecido algo. No dia seguinte, o encontraram assassinado.
Então seus dois filhos juraram vingar a morte do pai. Santa Rita, vendo que suas súplicas não surtiram efeito, percebeu que mais valia salvar a alma do que viver muito tempo e pediu a Deus que salvasse a alma dos seus filhos, tirando suas vidas, antes que se perdessem pela eternidade cometendo um pecado mortal. O Senhor respondeu suas orações e os dois morreram de uma enfermidade fatal.
Ao se sentir sozinha Santa Rita quis entrar no Convento das Irmãs Augostinianas, mas não era fácil conseguir, pois não queriam uma mulher que havia sido casada e a morte do seu marido deixou uma sobra de dúvida.
Então a querida Santinha se apegou novamente a Jesus Cristo e ocorreu um milagre.
Uma noite, quando Santa Rita dormia profundamente, ouviu que a chamavam: Rita! Rita! Rita!
Isto ocorreu três vezes, a terceira vez Rita abriu a porta e ali estavam São Augustinho, São Nicolau de Tolentino e São João Batista de qual ela havia sido devota desde muito menina.
Eles lhe pediram que os seguissem. Depois de correr pelas ruas de Roccaporena; no pico de Scoglio, onde Rita sempre ia orar sentiu que a levantaram no ar e a empurravam suavemente.
Encontrou-se acima do Monastério de Santa Maria Madalena em Cássia.
Então caiu em êxtase. Quando saiu do êxtase se encontrou dentro do Monastério embora todas as portas estivessem trancadas, ante aquele milagre as monjas Augostinianas não puderam negar-lhe entrada. Foi admitida e fez a profissão nesse mesmo ano de 1417, e ali passa 40 anos de consagração a Deus.
Um dia, prostrada aos pés do Crucificado, pediu amorosamente ao Senhor que lhe fizesse sentir um pouco daquela imensa dor que ele havia sofrido pregado na Cruz. Jesus atendeu o pedido e da coroa que cingia a cabeça da imagem do Redentor, desprendeu-se um espinho, que se cravou na fronte da Santa, causando-lhe intensíssima dores até à morte. As chagas de Santa Rita, sem dúvida exalavam um odor pútrido,  pelo que devia afastar-se das pessoas. Por 15 anos viveu sozinha, longe das suas irmãs monjas.

 "Chegou o tempo, minhas queridas irmãs, de sair deste mundo. Deus assim o quer. Muito vos ofendi por não vos ter amado e obedecido como era de minha obrigação; com toda minha alma vos peço perdão de todas as negligências e descuidos.
     Reconheço que vos tenho molestado por causa desta ferida da fronte; rogo-vos que tenhais piedade das minhas fragilidades.
     Perdoai minhas ignorâncias e rogai a Deus por mim, para que minha alma alcance a paz e a misericórdia da clemência divina..."

Cessou de falar e cerrou os olhos como se estivesse dormindo... e acordou no céu entre os anjos e santos.
No convento só se ouviam os soluços das freiras, mas o sino começou a tocar sozinho, anunciando a sua partida deste mundo. Era o dia 22 de maio de 1457 e contava a santa 76 anos de idade.
As religiosas pensavam com horror no odor fétido de sua chaga, mas o seu rosto pálido começou a tomar viva cor, a ferida cicatrizou-se e de seu corpo começou a exalar um delicioso perfume.
Uma das religiosas, Catarina Mancini, que tinha um braço paralítico, quis abraçá-la e assim o fez, porque o seu braço ficou curado pela santa. As freiras revestiram o corpo com o hábito de sua Ordem e o transportaram para a capela interior do mosteiro.
Santa Rita nunca foi enterrada, tendo ficado exposta para a veneração dos fiéis desde então.

 
Santa Rita de Cássia foi canonizada em 1900 pelo Papa Leão XIII.

ORAÇÃO A SANTA RITA DE CÁSSIA

Ó Poderosa e gloriosa Santa Rita,
eis a vossos pés uma alma desamparada que necessitando de auxílio,
a vós recorre com a doce esperança de ser atendida por vós
que tem o título de Santa dos casos impossíveis e desesperados
Ó cara Santa interessai-vos pela minha causa,
intercedei junto a Deus para que me conceda
a graça que tanto necessito (faça o pedido)
Não permitais que tenha de me afastar de vossos pés sem ser atendido.
Se houver em mim algum obstáculo que me impessa
de alcançar a graça que imploro, auxiliai-me para que o afaste
Envlovei o meu pedido em vossos preciosos méritos
e apresentai-o a vosso celeste esposo, Jesus, em união com a vossa prece.
Ó Santa Rita, eu ponho em vóstoda a minha cionfiança
Por vosso intermédio, espero tranquilamente a graça que vos peço
Santa Rita, advogada dos impossíveis, rogai por nós.

NOVENA A SANTA RITA DE CÁSSIA

Novena
. Fazer o sinal da cruz;
. Rezar o tema de cada dia;
. Rezar 1 Pai Nosso; 10 Ave-Marias e 1 Glória ao Pai;
. Fazer a oração final;
Primeiro dia
Tema: Rita, alegria dos pais na velhice.
O admirável Santa Rita de Cássia, tu que nasceste quando teus pais já estavam avançados em idade, nutriste por eles um carinho todo especial. Ensina-nos a sempre mais amar e proteger todos os caminhos todo especial. Ensina-nos a sempre mais amar e proteger todos os idosos que vivem em nossos lares em comunidades. Que tenhamos paciência para com eles e as condições para amá-los como imagem de Jesus a quem tanto amaste.
Oração final
Deus Pai de bondade, vós nos dais o exemplo dos santos para que imitando-os na terra, possamos chegar um dia às alegrias do céu. Dai-me, vos peço, por intercessão de Santa Rita de Cássia, padroeira dos casos desesperados e impossíveis, que tanto vos amou nesta vida, as graças que tão ardentemente vos suplico...
Segundo Dia
Tema: Santa Rita, amante da oração.
Ó admirável Santa Rita de Cássia, nutriste desde cedo um profundo amor à oração e à solidão com Deus, ajuda-nos a descobrir nossa vocação de orantes em um mundo que esquece de orar. Que possamos rezar pelos que não sabem rezar pelos que não podem rezar e pelos que não querem rezar.
Terceiro dia
Tema: Santa Rita, fiel ao esposo.
Ó admirável Santa Rita de Cássia, mesmo em meio aos mais duros sofrimentos que passaste em teu matrimonio, não desanimaste e oraste incessantemente pela conversão do teu esposo. Ensina aos casais de hoje teu jeito singelo de ser fiel na alegria ou na tristeza, na saudade ou na doença no amor no respeito e na fidelidade.
Quarto dia
Tema: Santa Rita, um coração de mãe para seus filhos.
Ó admirável Santa Rita de Cássia, foste paciente e carinhosa para com teus dois filhos que queriam vingar a morte do pai. Ensina aos pais de hoje a ter um coração sempre aberto, preocupado e carinhoso para com seus filhos a exemplo do pai do filho pródigo, a quem imitaste em tua vida.
Quinto dia
Tema: Santa Rita, amante da vida religiosa.
Ó admirável Santa Rita de Cássia, nutriste como ninguém um amor total à vida consagrada e religiosa. Mostra a muitos jovens de hoje o caminho para descobrir o verdadeiro amor desinteressado e total a Deus e aos irmãos. Intercede para que surjam muitas e santas vocações sacerdotais e religiosas.
Sexto dia
Tema: Santa Rita, profunda penitente
Ó admirável Santa Rita de Cássia, descobriste na fé e na penitência uma forma misteriosa de amar secretamente a Deus, a quem escolheste seguir. Ajuda-nos também a descobrir a penitência como um valor evangélico de conversão pessoal e desprendimento de todas as formas de egoísmo.
Sétimo dia
Tema: Santa Rita, obediente aos superiores.
Ó admirável Santa Rita de Cássia, como ninguém obedeceste aos teus superiores religiosos por ver nessa obediência um valor evangélico, um amor de quem tudo entrega por um amor sempre maior. Ensina aos cristão de nossos dias a verdadeira caridade mútua, que faz com que toda forma de obediência não seja mais que um modo de servir aos irmãos.
Oitavo dia
Tema: Santa Rita, amante do Crucificado.
Ó admirável Santa Rita de Cássia, descobriste no amor de Jesus crucificado um caminho para amar também o sofrimento. Ensina-nos a carregar nossas cruzes quando elas surgirem, sem desanimar ou desesperar.
Mostra-nos também o calor redentor de todos sofrimento aceito por amor a Jesus que nada mais tendo a oferecer, deu-nos Sua própria vida.
Nono dia
Tema: Santa Rita, padroeira das causas impossíveis.
Ó admirável Santa Rita de Cássia, em virtude dos prodígios que conseguiste de Deus, foste escolhida como padroeira de todas as causas impossíveis. Ajuda-nos a sempre mais confiar no milagre maravilhoso do amor que faz o maior de todos os prodígios sobre a terra: a conversão de todos os corações para Deus.




Santa Rita de Cássia, rogai por nós!

22 comentários:

  1. SOU DEVOTA DE SANTA RITA,E GOSTARIA MUITO DE PODER ESTAR PERTO DELA ,PARA PODER ORAR JUNTO DELA.O MÃE DAS CAUSAS IMPOSSÍVEIS VEM EM MEU AUXÍLIO!!AMÉM.

    ResponderExcluir
  2. Sou devota fervorosa de Santa Rita de Cássia, Ela é a Padroeira da nossa cidade,todos os anos, no mês de maio, são nove noites de festa, com novena, Igreja Cheia, (Graças à Deus), e muita devoção. Ela é muito Amada pelo nosso povo, pois está sempre intercedendo por nós ao nosso Santo Pai. Eu, em particular, tenho muito a agradecer à Santa Rita, pelas graças recebidas... tantas e tantas graças!! Obrigada minha Santa Rita!! Eu sei verdadeiramente da Vossa importância na minha vida!! Amém! Vitória Dâmaso.

    ResponderExcluir
  3. Eu te amo Sta Rita e quero deixar aqui bem expresso o meu amor , humildade, agradecimento e devoção a você minha Santinha querida. Louvada sejas para todo o sempre junto de Seu Amado Esposo Nosso Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus feito Homem. Te amo querida Santinha! Obrigado por tudo! Amén. Margarida

    ResponderExcluir
  4. MINHA AMADA SANTA RITA, MUITO OBRIGADA PELAS GRACAS QUE ALCANSAMOS! MINHA QUERIDA SANTINHA EU ME ENTREGO E CONFIO PLENAMNETE QUE NAO SAIREI DOS TEUS PES SEM SER ATENDIDA NOS PEDIDOS QUE ESTOU TE FAZENDO! SANTINHA DAS CAUSAS IMPOSSIVEIS, DIFICEIS E DESESPERADAS, PRA MIM EH IMPOSSIVEL MAS PRA SENHORA NAO EH!!!!EU TE AMO E TE AGRADECO DO FUNDO DA MINHA ALMA E TE IMPLORO ALCANSAI-ME ESTA GRACA QUE TE SUPLICO! MUITO OBRIGADA QUERIDA. AMEM.

    ResponderExcluir
  5. SANTA RITA QUERIDA VEM ME AJUDAR DEPRESSA TE SUPLICO EM NOME DE JESUS, SANTINHA DAS CAUSAS IMPOSSIVEIS E DIFICEIS EU CONFIO EM VOS NAO PERMITA QUE EU SAIA DE TEUS SANTOS PES SEM SER ATENDIDA AS GRACAS QUE TE SUPLICO. MUITO OBRIGADA, TE AMO. AMEM.

    ResponderExcluir
  6. hoje 04 de agosto de 2011, sonhei com santa rita de cassia, a partir de agora começei a pesquisar mais sobre a vida e milagres de santa rita, sou católico não praticante, mas este sonho que tive me tocou, nunca sonhei com santo nenhum, se receber algum milagre, levarei mais ainda o nome desta santa a todos.

    ResponderExcluir
  7. Santa Rita, perdoe-me ter duvidado, continuarei rezando. Esta semana mesmo recomeçarei tua novena, para que peça para Deus alcançar-me a graça, o pedido que parece impossível, mas para os céus não existe nada impossível! Tenho Fé, obrigada por estar pedindo junto a Deus Pai. Não quero desanimar. Reze comigo, e meu marido, como o teu, encontrará Deus! Sua alma será salva, e nosso casamento será salvo! AMÉM!

    ResponderExcluir
  8. Sou devoto de Santa Rita, uma Santa Maravilhosa que me concedeu um milagre muito grande logo que a conheci, em seguida vieram outros e hoje tenho plena confiança e amor por Ela, Essa Santa fez uma transformação grande demais na minha vida, depois que conheci Santa Rita de Cássia só vi em minha vida alegria e felicidades, grandes conquistas e muitos tesouros, não me afasto Dela nunca!

    ResponderExcluir
  9. Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo. 1 Timóteo 2:5

    ResponderExcluir
  10. Irmão, e não é isso que a nossa amada e Santa Igreja Católica ensina?

    "2634. A intercessão é uma oração de petição que nos conforma de perto com a oração de Jesus. É Ele o único intercessor junto do Pai em favor de todos os homens, em particular dos pecadores (107). Ele «pode salvar de maneira definitiva aqueles que, por seu intermédio, se aproximam de Deus, uma vez que está sempre vivo, para interceder por eles» (Heb 7, 25). O próprio Espírito Santo «intercede por nós [...] intercede pelos santos, em conformidade com Deus» (Rm 8, 26-27).

    2635. Interceder, pedir a favor de outrem, é próprio, desde Abraão, dum coração conforme com a misericórdia de Deus. No tempo da Igreja, a intercessão cristã participa na de Cristo: é a expressão da comunhão dos santos. Na intercessão, aquele que ora não «olha aos seus próprios interesses, mas aos interesses dos outros» (Fl 2, 4), e chega até a rezar pelos que lhe fazem mal (108).

    2636. As primeiras comunidades cristãs viveram intensamente esta forma de partilha (109). O apóstolo Paulo fá-las participar deste modo no seu ministério do Evangelho (110) mas ele próprio também intercede por elas (111). A intercessão dos cristãos não conhece fronteiras: «[...] por todos os homens, [...] por todos os que exercem a autoridade» (1 Tm 2, 1), pelos perseguidores (112), pela salvação dos que rejeitam o Evangelho (113).
    (Catecismo da Igreja Católica)

    Que Deus o abençõe pela intercessão da Virgem Maria e de Santa Rita de Cássia!

    ResponderExcluir
  11. Eu adoro Santa Rita de Cássia. Já operou milagres em minha vida. Eu agradeço a minha mãe o ter-me dado a conhecer Santa Rita de Cássia há uns anos. Eu estou muito grata a Santa Rita pelos milagres feitos na minha vida. Estou cada vez mais junto de Santa Rita de Cássia no meu coração. Eu adoro-a! Minha Santinha querida! Amén! Obrigado por tudo querida Santinha! Margarida

    ResponderExcluir
  12. O minha amada Sta Rita de Cassia, me ajude de pressa, estou profundamente abatido e desgostoso com a vida de pois que minha esposa foi embora de casa com meu filho. me socorre Sta Rita, interceda por mim. obrigado amadissima mãe.

    ResponderExcluir
  13. Minha amada Sta Rita, interceda por mim junto a Mãe Imaculadam e me coloque no coração da Ana Paula,novamente.

    ResponderExcluir
  14. Santa Rita de Cassia:Agradeço por todas as bençãos, e te peço muito que tu minha santa protetora, deiche tudo como esta no nosso municipio, que nossa prefeita fique, voltarei para postar meus agradecimentos em breve, na segunda-feira; te amo muito minha santinha.

    ResponderExcluir
  15. conheço pouco de Sta Rita de Cássia, mas confio a Ela hoje o impossivel para o futuro de meus filhos, que Sta Rita e Nossa SEnhora abra as portas para meus filhos Alan e Luan, e tudo se resolva conforme a vontade de Deus. As adversidades são muitas, parece tudo tão impossivel, mas eu rogo....STA RITA DE CÁSSIA,seja nosso alento em meio de tantas dificuldades, abri as portas para os meus filhos.

    ResponderExcluir
  16. minha santa eu nasci dia 22 de maio em frio intenso e com muito alegria tenho orgulho de dizer que eu nasci no seu dia minha mãe não sabia foi minha vô que bemce que me falou que era dia da minha santa viva santa rita de cassia eu amo ele bjos milagres acontecem

    ResponderExcluir
  17. Santa Rita de Cássia, mãe dos casos impossíveis, interceda por mim junto ao Pai, pois sozinho não sou capaz! Deposito minha fé em ti minha mãe! Obrigado!

    ResponderExcluir
  18. eu sou muito grata a santa rita de cassia pois ela junto a jesus entesedeu por meu filho e hoje ele esta vivo por intseçao de santa rita por isso eu agradeço a deus

    ResponderExcluir
  19. Eu, José Carlos Nóbrega Moreira, morador, em S. Mamede de Infesta - Matosinhos - Portugal - Á tres anos atraz, derivado a esforço,rebentou-me o coração em tres lados,levado para o hospital Pedro Hispano em Matosinhos,e, diagnosticado,ouvios eu diser, com este nada há a fazer,esta arrumado. No meio do meu extertor, ouvi uma voz no meu ouvido,pede a Santa Rita, e ela te salvará, eu pedi, e ela me salvou. Fui transferido para o hospital de S. João no Porto,onde estive enternado três meses, mas graças a Santa Rita, ainda aqui estou,com o coração atrabalhar a 64 por cento, e dois setentes metálicos, estou com 78 Anos, mas vivo,para dar graças a Santa Rita. assim ela, consiga valer a todos, como valeu a mim.

    ResponderExcluir
  20. DEUS TEM UM AMOR IMENSO POR ESTE TRABALHO DESTE BLOG.
    NÃO CONHEÇO ESTE BLOG, MAS, JESUS MISERICORDIOSO PEDIU QUE VISITASSE ESTA PÁGINA E PUBLICASSE SUA MENSAGEM.
    JESUS QUER DIZER-LHES: "DEUS É FIEL!"
    CONTINUEM NA LUTA PELA SANTIDADE PORQUE JESUS JÁ VEIO EM VOSSO AUXÍLIO.
    PAZ! PAZ! PAZ DE CRISTO!
    SUA IRMÃ NA FÉ CLECI

    ResponderExcluir
  21. Deus é conosco,obrigada Deus por me mostrares e me ensinares a ver as coisas de outra maneira,estou conhecendo a Historia de Sta. Rita e estou gostando muito dela e vou venera-la como minha guia.

    Deus é comigo!...

    ResponderExcluir

Comentário sujeito a moderação.
Perguntas podem ser respondidas em novas postagens, para saber, clique no Marcador: "Respostas"
Que Deus os abençõe.
Obrigada

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...