Seguidores

Pesquisar este blog

segunda-feira, 20 de setembro de 2021

Freira estuda Direito para ajudar os pobres

Julija Ogrodowski | Shutterstock

Gelsomino Del Guercio

Irmã Francesca queria ser advogada e tinha uma vocação religiosa. 
Então, percebeu que poderia fazer as duas coisas

Esta é a história da Irmã Francesca, uma jovem freira de 27 anos que primeiro abraçou os votos religiosos temporários e depois se formou advogada com uma tese em Direito Penal.

“Estou a serviço dos pobres”

Irmã Francesca não tem perfis no Facebook nem no Instagram, como escreve o Corriere della Sera (Roma). Em geral, ela prefere manter-se discreta, assim como a congregação a que pertence (que, na verdade, deseja permanecer anônima). No entanto, os seus superiores religiosos deram-lhe autorização para contar a sua história, porque ela reflete um fato importante sobre a Igreja e os membros das comunidades religiosas: todos estão presentes na vida cotidiana e ao serviço dos mais necessitados. 

Irmã Francisca diz ao Corriere :

“Por que eu quero ser advogada? 
São Francisco de Assis pediu para viver na pobreza, o que para ele significava trabalhar com as próprias mãos para viver como os pobres, entre os pobres. 
Hoje, para a maioria das pessoas, ter um processo legal pendente cai na pobreza de nosso tempo ”.

A presença de uma freira de hábito pleno, atualmente como estagiária de Direito (prestes a fazer o exame estadual exigido para se tornar uma advogada profissional) pega alguns juízes e advogados desprevenidos, relata o Corriere . Quando lhe perguntam o que está fazendo ali, ela responde: 

“Estou a serviço dos pobres”.

Duas vocações?

Embora o artigo do Corriere não ofereça muitos detalhes, parece que o interesse da irmã em estudar Direito pode ter precedido sua vocação religiosa, mas ela o deixou para entrar no convento. Então ela percebeu que as duas coisas podem ser compatíveis. 

“Nesse ponto, juntei a vida religiosa com um talento que o Senhor me deu, que é minha paixão pelo direito.”

Depois dos primeiros votos religiosos teve início a trajetória acadêmica, que a levou de Salerno, no sul da Itália, a Roma, onde divide seu tempo entre o convento e os estudos de Direito.

“Meu caminho para a formatura foi desafiador”, lembra Francesca, “mas não diria cansativo porque gostei muito do que estava estudando”. Agora ela só precisa passar no exame para poder exercer a advocacia.

Nesse ínterim, ela está estudando assiduamente. Seu diretor disse ao Corriere : “Ela sabe mais direito do que eu, e não estou brincando!”

Fonte: Aletéia

Nossa Senhora das Dores, rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário sujeito a moderação.
Perguntas podem ser respondidas em novas postagens, para saber, clique no Marcador: "Respostas"
Que Deus os abençõe.
Obrigada

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...