Seguidores

Pesquisar este blog

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Sacramento da Confirmação (ou Crisma)

Chama-se Crisma (nas Igrejas Orientais: Crismação), por causa do seu rito essencial, que é a unção. Chama-se Confirmação, porque confirma e consolida a graça batismal.

É um dos sacramentos da iniciação cristã e tem como efeito a especial efusão do Espírito Santo, como a de Pentecostes. Essa efusão imprime na alma um caráter indelével e produz um crescimento da graça batismal.

"Tendo ouvido que a Samaria acolhera a palavra de Deus, os Apóstolos, que estavam em Jerusalém, enviaram-lhes Pedro e João. Estes, descendo até lá, oraram por eles, a fim de que recebessem o Espírito Santo. Pois ele ainda não descera sobre nenhum deles, mas somente haviam sido batizados em nome do Senhor Jesus. Então começaram a impor-lhes as mãos, e eles recebiam o Espírito Santo". (At 8, 14-17)

Quem pode receber o Sacramento do Crisma?
Pode e deve recebê-lo, uma única vez, todo aquele que já foi batizado, professa a fé católica e ainda não é confirmado; devendo, para recebê-lo, encontrar-se em estado de graça, ou seja, sem pecado mortal, tendo aproximado-se do sacramento da penitência (confissão). (Can 889)

Com que idade deve-se receber o Sacramento do Crisma?
O Catecismo nos ensina que o fiel batizado pode receber o sacramento do crisma quando atingir a "idade de discrição" (07 anos completos) ou idade da razão. Porém, a Conferência dos Bispos pode determinar outra idade, aqui no Brasil cada Diocese deve determinar com que idade a criança/adolescente deve ser confirmado, entre os 12 e 16 anos. Em caso de perigo de morte a criança deve ser confirmada, independente da idade. (Can 891)

Por que se preparar para receber esse Sacramento?
A preparação serve para que o fiel conheça melhor a Igreja, Jesus e o Espírito Santo. A preparação deve servir para conduzir a uma união mais intima com Cristo e uma familiaridade maior com o Espírito Santo, sua ação, seus dons.

Esse Sacramento precisa de Padrinho/Madrinha?
Sim.
O padrinho/madrinha deve cuidar que o confirmado seja uma verdadeira testemunha de Cristo e cumpra com fidelidade as obrigações inerentes a esse sacramento (Can 892)
O ideal é que seja o mesmo do Sacramento do Batismo. (Can 893)
O padrinho ou madrinha deve ser: (Can 893 e 874)
a) católico confirmado,
b) maior de 16 anos,
c) já tenha recebido o Sacramento da Eucaristia
d) leve uma vida de acordo com a fé (católica) e o encargo que vá assumir,
Não podem ser padrinhos pessoas de outras religiões ou filosofias de vida, amasiados (união estável), divorciados, casados somente no civil ou em uma igreja de outra religião ou pessoas que não tenham uma conduta cristã condizente.e) não se encontre atingido por nenhuma pena canônica legitimamente irrogada ou declarada,
f) não seja pai ou mãe do confirmado (nem namorado, nem noivo);
g) ser solteiro ou casado na Igreja Católica;
h) deve ser um padrinho ou uma madrinha (homem ou mulher)
No caso do padrinho/madrinha não poder comparecer a celebração, o ausente pode delegar a sua presença, para isso basta estar informado do sacramento do crisma, dar o seu consentimento e concordar em que alguém o represente. O melhor é enviar o consentimento por escrito, mencionando o nome da pessoa que o representará, e o documento deverá ser apresentado ao sacerdote quando se marcar a cerimônia.
O ausente será o padrinho real e será dele o nome inscrito no registro; é ele ou ela quem assume a responsabilidade pelo afilhado(a).

Quem é o Ministro do Sacramento da Confirmação?
O ministro ordinário é o Ordinário do local (Bispo), podendo, delegar para um sacerdote ou outro Bispo.
Porém, se o fiel estiver em perigo de morte qualquer sacerdote pode conferir-lhe a confirmação. (Can 882 a 888)

Onde deve ser celebrado esse sacramento?
O Código de Direito Canônico determina que o sacramento da Confirmação deve ser celebrado na Igreja e dentro da Santa Missa; por causa justa e razoável pode ser celebrado fora da Igreja e em local digno (Can 881)

O rito essencial do Sacramento da Confirmação é a unção com o sagrado óleo do crisma, que se faz com a imposição da mão por parte do ministro que pronuncia as palavras sacramentais próprias do rito (Can 880). No Ocidente, essa unção é feita na fronte do batizado com as palavras: "Recebe por este sinal o dom do Espírito Santo".

O óleo do Crisma é um dos três óleos que o Bispo benze todos os anos na Missa dos Santos Óleos celebrada na Quinta-feira Santa, pela manhã. Os outros dois óleos são: o óleo dos catecúmenos (usado no Batismo) e o óleo dos enfermos (usado no Sacramento da Unção dos Enfermos). Todos os santos óleos são de azeite puro de oliveira.

47 comentários:

  1. sogra pode ser madrinha de crisma?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Homens podem ser padrinhos de meninas?

      Excluir
    2. Ave Maria!

      Antigamente homem só era padrinho de Crisma de homem e mulher de mulher.
      Porém, atualmente, não há mais essa restrição.
      Se o homem for católico, crismado, frequentar a missa, comungar, viver conforme a fé da Igreja, ele pode ser padrinho de Batismo ou de Crisma, tanto de meninos, quanto de meninas.

      Deus o abençõe.

      Excluir
  2. Minha sobrinha pediu me para ser sua madrinha de crisma , visto nao ser casada pela igreja vai ter impemento?

    ResponderExcluir
  3. Já que recebeu o convite deveria ter a consciência que ainda não.É preciso levar uma vida de acordo com a fé católica.
    A fé católica nos pede que tenhamos uma vida de constante busca pelos sacramentos, se por algum motivo não escolheu viver o sacramento do Matrimonio quer dizer que não vive uma vida de acordo com o que a Igreja nos pede, até que regularize sua situação não pode comungar também, então como incentivará sua Sobrinha a estar em permanente vivência na Igreja e buscando constantemente os Sacramentos? É preciso ser exemplo, dar testemunho para testemunhar!
    Ninguém pode julgar o por que não escolheu se casar, para o matrimonio de quem já é casado no civil basta uma legitimação é preciso que o casal tenha um casal de padrinhos e o Padre e é possível se receber este sacramento sem custo algum!!! Mas a Igreja também não obrigada ninguém a se casar, tem que ser uma decisão livre, decisão de quem ama a Cristo e sua Igreja e quer viver de acordo com o que a Igreja nos pede, já que Católicos sejamos autênticos, obedientes e os primeiros a acreditar no Sacramento.

    ResponderExcluir
  4. o marido pode ser padrinho de crisma?

    ResponderExcluir
  5. Minha filha vai c rismar em Outubro e o Bispo não poderá realizar a missa.Isso pode?

    ResponderExcluir
  6. Não fiz a primeira comunhão,mais posso fazer a crisma???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ave Maria.

      Após a catequese recebe os dois sacramentos, se tiver mais de 7 anos: Comunhão e Crisma.

      Excluir
  7. Minha amiga e eu vamos crismar no mesmo dia e a madrinha dela é a minha madrinha são a mesma isso pode?????

    ResponderExcluir
  8. Eu vou mim crismar próximo ano a pessoa que eu quero chamar pra ser minha madrinha não é crismada mais ela ainda poderá ser minha madrinha?

    ResponderExcluir
  9. uma moça com suspeita de gravides pode receber o sacramento??

    ResponderExcluir
  10. Não sou crismada
    Fui convidada pra ser madrinha de crisma
    Será q posso??

    ResponderExcluir
  11. Bom dia
    Minha filha que convidar para madrinha de crisma sua tia.
    A tia e solteira e vive com um homem viúvo. Trata-se de uma união estável de mais de 20 anos.
    Algum impedimento?

    ResponderExcluir
  12. Minha cunhada é adulta e vai ser batizada agora. Ela quer se crismar também, só que ela vive uma união estável. Pode se crismar nessa situação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ave Maria!

      Terá que receber os Sacramentos do Matrimônio e da Reconciliação antes.

      Deus os abençõe.

      Excluir
  13. Se uma pessoa ja foi crismada e só depois ela descobriu que a madrinha nao atende a alguns criterios do Can 893 e 874, ela pode fazer crisma novamente ou permanece do jeito que já está?

    ResponderExcluir
  14. O código de direito canônico estabelece a idade mínima para crisma, ressalvado o risco de morte, nesse caso até um bebê pode ser crismado. O catecismo explica a situação tanto da igreja latina quanto das orientais, no segundo caso a crisma quase sempre é feita após o batismo

    ResponderExcluir
  15. Inicialmente o batismo e a crisma eram realizados juntos, em um único ritual. Até qual ano foram realizado batismo e crisma em um único ritual?

    ResponderExcluir
  16. Meu marido foi crismado e crismou no mesmo dia o teu afilhado depois dele ele troucounos lugares do banco na hora e foi permitido normal,se pessoa que vocês querem levar realmente vocês gostam muito mesmo tem algumas impedicoes que a igreja não aceita mas não custa conversa ,conversando se entende

    ResponderExcluir
  17. Minha cunhada pode ser minha madrinha de crisma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ave Maria!

      Se ela preencher todos os requisitos - católica, crismada, tiver feito a 1 Comunhão, casada na Igreja Católica/solteira, frequenta os Sacramentos, procura viver conforme a fé, tiver mais de 16 anos... Pode!

      Veja mais sobre quem pode ser ou não Padrinho/Madrinha aqui no blog no post: Perguntas e Respostas sobre os Padrinhos

      (https://comosercristacatolica.blogspot.com/2018/02/perguntas-e-respostas-sobre-os-padrinhos_9.html)

      Que Deus a abençõe!

      Excluir
  18. Meu marido não tem batismo, nem crisma nem primeira comunhão, e já tá com 52 anos ele ainda pode fazer , o que é preciso para agilizar essa situação

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ave Maria!

      Procurar a paróquia e se inscrever na Catequese de Adultos, que pode durar entre 4 meses e 1 ano, a depender da Diocese/Paróquia.

      Converse com o Pároco.

      Deus abençõe.

      Excluir
  19. Se a pessoa vai começar esse ano o catecismo em que ano carisma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ave Maria

      Não sei se entendi.
      Mas, regra geral, a Catequese para o Crisma dura 1 ano, podendo ser em menor tempo no caso de Adulto.
      Informe-se na sua paróquia.

      Que Deus abençõe.

      Excluir
  20. Religião é dirigida por uma seita de hipócritas e falsidade , com tanta hipocrisia só afastam os cristãos de sua fé. , Mais 10 anos e as Igrejas ficarão sem seguidores e vazias para visitas turísticas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daqui 10 anos falamos sobre!

      De toda sorte:
      1. A Igreja não perde fiéis, perde infiéis, quem nunca o foi de verdade;
      2. Ninguém é obrigado a ter religião.

      Temos o LIVRE ARBÍTRIO dado por DEUS.
      Se não quer seguir, não siga.

      Que Deus o abençõe, ilumine e conceda a sua paz!

      Excluir
  21. Bom dia meu filho completará 15 anos, no ano que receberá a primeira eucaristia. Ele poderá fazer a Crisma no mesmo ano?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ave Maria!

      Você terá que ver essa possibilidade com o Pároco, pois não sei se na sua Diocese pode ser crismado antes dos 16 anos e se a preparação para a Eucaristia comporta também o Crisma.

      Deus abençõe.

      Excluir
  22. A criança ta com 14 anos vai completar 15nos no dia 05/07/2020 e a crisma e dia 12 de janeiro 2020 ela podem crismar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ave Maria!

      Bem, partimos do princípio que a pessoa que tem 14 anos NÃO É mais criança, já é considerado - legalmente - um adolescente.

      Assim, se o adolescente participou da CATEQUESE PARA O CRISMA (que via de regra dura 1 ano) e os catequistas e o padre entendem que ele está preparado, não há porque não ser crismado.

      No Brasil, costuma-se ter como idade mínima para começar a preparação para receber o Crisma a idade dos 14 anos, na maioria das Dioceses.

      Que Deus abençõe.

      Excluir
  23. Boa tarde. Uma criança boi batizada e crismada no mesmo dia. Cresceu, fez catequese e fez a 1ª eucaristia. Quis continuar na catequese para o crisma; e agora? Como fazer se ela já foi crismada quando bebê? Agora é que tem
    consciência, fez mais dois anos de catequese preparatória para o crima. Como proceder com este jovem perante ao grupo que será crismado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ave Maria!

      Na Igreja Católica existe, de fato, a possibilidade da criança ser batizada e crismada no mesmo dia. Isto está disposto no Catecismo.
      A Igreja no Oriente continua com essa Tradição, porém, a Igreja no Ocidente acabou por entender ser melhor separar.
      As duas formas são lícidas e andam juntas.

      Veja mais em: https://comosercristacatolica.blogspot.com/2018/11/resposta-inicialmente-batismo-e-crisma.html

      Agora, o que fazer né?

      Ela pode participar da Santa Missa do Crisma junto com os colegas, porém, como já foi crismada, e fazendo prova disso ao Sacerdote, catequistas, não será Crismada novamente, já que o SACRAMENTO DO CRISMA SÓ SE RECEBE UMA VEZ.
      Não entrará na fila para receber o Santo Óleo do Crisma.

      Se fez uma boa catequese, certamente entenderá e aceitará participar da Missa e se alegrar com seus colegas-irmãos sem maiores problemas.
      Consciente de que não perdeu nada! Só ganhou!
      Ganhou em conhecimento sobre a Igreja, sobre o que quer para si, ganhou em certeza da fé que professa, em consciência e pode dizer e confirmar o SIM falado no dia do Batismo/Crisma.

      Afinal, o nosso SIM é falado todo dia né, toda hora, todo segundo; a nossa conversão é diária.

      Que Deus os abençõe.

      Excluir
  24. Respostas
    1. Ave Maria.

      Quem não é casado na Igreja Católica só pode receber os Sacramentos da Eucaristia e Crisma após receber o Sacramento do Matrimônio, já que precisa está em estado de graça (ter confessado) para ser crismado e, só pode confessar e ser absolvido quem está disposto a não mais viver em pecado.
      Se a pessoa não pode ou não pretende regularizar a sua situação na Igreja Católica recebendo o Sacramento do Matrimônio, não pode também receber os outros Sacramentos: Reconciliação (confissão), Eucaristia e Crisma.

      Sugiro que converse com o padre para que ele lhe oriente melhor sobre como regularizar sua situação para poder ser crismado(a).

      https://comosercristacatolica.blogspot.com/2017/11/resposta-quem-vive-em-uniao-estavel-nao.html

      Deus abençõe.

      Excluir
  25. Fiz a 1° eucaristia com 13 anos,só que não não fiz a crisma depois por problemas pessoais. Hj tenho 20 anos e quero saber se posso fazer a crisma agora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ave Maria!

      Pode e DEVE!
      Procure a Paróquia da sua cidade e se inscreva na CATEQUESE (DE CRISMA) PARA ADULTOS.

      Deus abençõe.

      Excluir
  26. Boa tarde!! Por favor preciso saber,até que ano crismava as crianças ainda pequeninas? Porque desse período só precisa considerar que foi cromadas e isso? Obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ave Maria!

      Conforme nos ensina o Catecismo da Igreja Católica, isso ocorria muito nos PRIMEIROS SÉCULOS, mas depois passou a ser feito separadamente; principalmente na Igreja do Ocidente.
      Já na Igreja Oriental ainda pode se vê essa prática do Batismo e Crisma da criança serem ministrados no mesmo dia.

      Mas, em todo caso: nesse período não se considera que elas foram apenas crismadas; mas, que elas foram Batizadas E Crismadas, recebendo os dois Sacramentos no mesmo dia.

      Veja mais no Catecismo (amarelo): ns.1285 ao 1321, que falam sobre o Sacramento da Confirmação e as Duas Tradições: Oriente e Ocidente.

      https://comosercristacatolica.blogspot.com/2018/11/resposta-inicialmente-batismo-e-crisma.html

      Que Deus abençõe.

      Excluir
  27. Alguém perguntou se…(Não fiz a primeira comunhão,posso crismar?)Nao!Tem que ter feito a catequese e se for adulto tem que fazer a catequese de adulto.

    ResponderExcluir

Comentário sujeito a moderação.
Perguntas podem ser respondidas em novas postagens, para saber, clique no Marcador: "Respostas"
Que Deus os abençõe.
Obrigada

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...