Seguidores

Pesquisar este blog

sábado, 5 de novembro de 2016

RESPOSTA: Há um só Batismo!

Ave Maria!!

A questão hoje se refere a possibilidade de um segundo batismo.

Belíssimo trabalho! Gostaria de tirar uma dúvida. Existe algum problema na pessoa que se batiza pela 2a vez (fora da igreja)?

Obrigada.
Peço que reze por mim.

Bem, sobre a questão, a Igreja Católica, já em sua Profissão de Fé (Credo Niceno-Constantinopolitano) dispõe que "Professo um só Batismo para a remissão dos pecados"

Essa crença da Igreja Católica na existência de um só Batismo está apoiada na Palavra de Deus.

"Há um só Senhor, uma só fé, um só batismo" 
(Efésios 4,5)

Quando somos Batizados, apesar de não vermos, somos marcados por um sinal; somos remidos do pecado original e pessoal e recebemos o dom do Espírito Santo.

"O sinal-da-cruz no limiar da celebração, assinala a marca de Cristo naquele que vai pertencer-lhe e significa a graça da redenção que Cristo nos proporcionou por sua cruz" 
(Catecismo, n. 1235)

"Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para a remissão de vossos pecados. Então recebereis o dom do Espírito Santo" 
(At 2, 38)

O Catecismo da Igreja Católica deixa bem claro que o Batismo não pode ser reiterado.

"O Batismo sela o cristão com um sinal espiritual indelével ("character") da sua pertença a Cristo. Pecado algum apaga esta marca, se bem que possa impedir o Batismo de produzir frutos de salvação. Dado uma vez por todas, o Batismo não pode ser reiterado" 
(Catecismo, n. 1272)

E o Código de Direito Canônico afirma que:

Cân. 845 - § 1. Os sacramentos do baptismo, confirmação e ordem, uma vez
que imprimem carácter, não se podem repetir

Porém, sabemos que muitas pessoas batizadas na Igreja Católica, com o tempo, passam a frequentar outras denominações cristãs e, nessas, são induzidas a receberem um "novo" batismo.

Nesse caso, como já foram batizadas na Igreja Católica validamente, esse segundo batismo é ineficaz, não tem validade alguma.

Porém, quando uma pessoa abandona a fé católica (e isso ocorre, TAMBÉM, quando ela sai da Igreja Católica e começa a frequentar outra denominação cristã e "recebe um novo batismo"), ela comete o pecado mortal da apostasia, heresia ou cisma e pode ser excomungada da Igreja Católica.

Vale lembrar que a Igreja Católica reconhece como válido o batismo realizado em algumas Igrejas cristãs (desta forma, não batiza novamente), bem como, há outras que ela não considera o batismo válido. Para saber quais veja o post SACRAMENTO DO BATISMO.

Fonte: Bíblia Sagrada, Catecismo da Igreja Católica e Código de Direito Canônico

Nossa Senhora das Graças, rogai por nós!

2 comentários:

  1. Queria saber se posso fazer primeira eucaristia?sou junta com uma pessoa q já se casou na igreja com outra pesssoa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ave Maria!

      Infelizmente não poderá.
      Há post aqui no blog explicando o motivo.

      Como você vive junta, não pode se confessar, nem ser absolvida, nem casar na igreja; se não pode casar na Igreja, nem confessar, nem ser absolvida, não pode comungar.

      Veja se o matrimonio anterior do seu marido não seria nulo; se ele for declarado nulo pelo Tribunal Eclesiastico, voces podem se casar na Igreja e ai você poderá fazer a Primeira Eucaristia.

      Deus abençõe

      Excluir

Comentário sujeito a moderação.
Perguntas podem ser respondidas em novas postagens, para saber, clique no Marcador: "Respostas"
Que Deus os abençõe.
Obrigada

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...