Salve Maria!!
A dúvida aqui é referente ao fato de uma pessoa que vive junto poder ou não ser batizada.
Penso que a resposta seja SIM!!
O requisito para ser batizado na Igreja Católica é querer!
Agora, para ser batizado na Igreja Católica a pessoa, por ser um adulto, terá que fazer uma Catequese (que, normalmente, dura 1 ano) e ao final desse ano será: batizada, crismada e fará a primeira comunhão; recebendo, portanto, todos os Sacramentos da Iniciação Cristã.
Agora, deve-se observar uma questão, nesse caso específico.
A pessoa talvez não possa receber o Sacramento da Eucaristia.
Se ela vive junto e não é casada na Igreja (para ser casado na Igreja Católica não precisa que os dois cônjuges sejam batizados, basta que um deles seja católico-batizado) - ela, se não houver impedimento, deverá primeiro receber o Sacramento do Matrimônio, dessa forma, não estará em pecado mortal, podendo assim apresentar-se ao Sacramento da Penitência (Confissão), que deve ser feita antes de receber a Primeira Comunhão.
Se você vive uma união estável e/ou é casado(a) só no civil e quer se batizar na Igreja Católica, procure a Paróquia que você frequenta e converse com o Pároco (Padre).
Normalmente, a Catequese de Adulto se inicia em fevereiro/março de cada ano. Mas pode variar conforme a Diocese/Paróquia.
O Sacerdote irá lhe orientar da melhor forma possível, conforme a sua realidade.
Santos Anjos da Guarda, rogai por nós!
Tenho um companheiro e ele ja se casou na igreja com outra pessoa, eu posso me batizar estando com ele? Se sim posso ser madrinha futuramente também?
ResponderExcluir