Seguidores

Pesquisar este blog

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Como se vestir para ir na Igreja Católica?

Placa na Basílica de São Pedro no Vaticano

O Vaticano nos dá a resposta.
Todos nós sabemos que o Vaticano tem regras severas sobre o vestuário, tanto em São Pedro quanto nos Museus
As pessoas não podem andar trajando roupas curtas (saias ou shorts acima do joelho), nem decotadas ou sem mangas, ombros expostos ou costas de fora (regra que deveria ser seguida em todos os Templos da Igreja Católica).
Ocorre que, apesar disso, parece que algumas pessoas se faziam de analfabetas e teimavam em andar trajando roupas inadequadas e indecentes.
Como lidar com essas pessoas?
O Vaticano resolveu, literalmente, desenhar as regras para os "analfabetos".
Tomara Deus os nossos sacerdotes sigam o exemplo do Vaticano e não permitam que as pessoas entrem na Igreja e se aproximem da Eucaristia vestidos de forma indecente.
Tomara Deus os católicos se conscientizem de sua importância e da importância do seu Corpo como Templo do Espírito Santo, da importância da Eucaristia e comecem a vestir-se de forma digna, de forma que demonstrem que são filhos e filhas de Deus.
Homens: Nada de bermuda, chapéu e camisa sem manga na Igreja. Coloquem calças e camisas com manga.
Mulheres: Nada de tomara-que-caia, decote, costas nuas, ombros e barriga à mostra, mini-saia, calças apertadas, leggings ou shorts curtos na Igreja. Coloquem saias, calças ou bermudas (que não sejam apertadas) que sejam, pelo menos, até o joelho e camisas com manga e sem decotes, sem costas nuas.

21 comentários:

  1. Gostei dessa...quanto mais claro melhor!

    Fico indignado pois nos dias de hoje jovens vão a missa de bermuda e chinelos e até já vi garotas de mini-saias(minis mesmo).

    Se você me permitir vou postar seu artigo em meu blog ("O Cristão Comprometido").

    Se me autorizar envie resposta para o email flaviomcc@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Olá, a paz!
    parabéns pelo post, amei....
    Estou começando um blog com conteúdos principalmente para jovens Católicos e começei a pesquisar sobre moda para Católicas, me deparei com vários links legais para nós, mtos modelinhos belíssimos.... Na minha ignorância, ñ sabia ainda sobre as regras do Vaticano para vestimentas, apenas usava do bom senso com minhas roupas, o que é ótimo ter esse conhecimento através do seu blog...
    Com suas informações e as de outros sites que encontrei, já poderei montar um post bacana sobre o assunto e estarei mais segura para não passar conteúdos que contradizem nossa fé...
    Obrigada... Vou indicar seu blog, pois é um grande meio de crescimento para todos nós... Deus abencõe, continue na missão. Bjinhuss

    ResponderExcluir
  3. Salve Maria!
    Obrigada Mindy.
    Que bom saber que te ajudei de alguma forma.
    Continue estudando o que ensina a Nossa Igreja. Quem dera todas as católicas e católicos fossem assim.
    Espero que tenha sucesso com os seus jovens.
    Desejo que Maria interceda por você e Nosso Senhor te abençõe.
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Se por acaso, a pessoa tem Jesus Cristo em seu coração e ele se sentir rejeitado pela Igreja Católica .por falta de uma vestimenta(pobre),será que as pessoas vão rejeitá-lo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve Maria!
      Celso,
      Primeiro, a Igreja Católica não rejeita ninguém por causa da vestimenta, no entanto, isso não é motivo para ir de qualquer forma para a Igreja. Até porque, só o que vemos são pessoas que saem da Igreja e vão para a evangélica e mudam a vestimenta totalmente, já que algumas são mais radicais do que a Igreja Católica.
      Agora, não entendi direito a sua pergunta.
      A falta de vestimenta é por que a pessoa é pobre? Tem um monte de gente que é pobre e que anda nua por aí, não por falta de dinheiro para comprar roupa, mas, porque compram a roupa da "moda", vestido colado, curto, decotado... :( Tem quem dinheiro para comprar uma calça jeans justa, tem também para comprar uma saia modesta ou uma calça que não seja tão justa; da mesma forma, quem tem dinheiro para comprar um blusa decotada, tomara que caia, tem dinheiro para comprar uma blusa modesta, com manga, sem decote; quem tem dinheiro para comprar um vestido que mal consegue respirar, tem dinheiro para comprar um vestido modesto, com manga, sem ser justo... a questão aqui não é a falta de dinheiro, mas a falta de discernimento sobre o que é próprio para usar em cada lugar.
      Agora, se a pessoa for pobre pobre de marré derci, não se preocupe, a Igreja não irá rejeitá-lo, antes, irá aceitá-lo como ela já faz com diversas pessoas/comunidades pobres das nossas cidades. Deus o abençõe.

      Excluir
  5. Acho de que o fato de ficar chateado com a situação de ontem eu ter chegado á igreja do meu bairro,e me deparar com aviso em forma de desenho da vestimenta , eu não me fiz entender, mais vamos lá: ontem dia 3 de novembro ,dia de muito calor pois vivemos num país tropical,eu Celso juntamente com minha esposa fomos para assistir a missa.Fui trajando um bermudão um pouco abaixo do joelho de blusa pollo e minha esposa de calça jeans e blusa de manga (ela até costuma ir de blusa tipo camiseta) fato que não seria mais possível pois até no desenho estava blusa com manga..para senhoras,eu fiquei costrangido com essa situação saí da igreja na mesma hora extremamente chateado e vi um rapaz chegando na igreja e aí pergutei á ele se eu poderia entrar daquele jeito ()bermudão e blusa pollo) e ele falou o seguinte pode mais não deve pois a igreja pede para que os fiéis se vistam adequadamente conforme a sua orientação .Sou cat´lico desde que eu nasci e batizado, estudei ni Instito Pio XI em Ramos ,RJ,e fiz encontro de casais com Cristo ,fomos coordenadores do Encontro EM Busca de Cristo e nunca vi esse fato dentro da igreja católica.Estou extremamente aborrecido ,chateado e me sentindo constrangido com essa situação pois ,eu já não estava frequentando à igreja por algum tempo e quando eu de cidi que eu ia voltar me acontece isso! Devo repensar,pois eu acho que se a pessoa não está vestida de maneira obscena ou que degride a sua imagem ou a imagem da igreja não deveria ser descriminada ,Pois quando esse padre entrou para essa paróquia afastou muitos fiéis e não é isso que o nosso Papa quer não é mesmo?A minha Paróquia é no Rio de Janeiro Paróquia Nossa Sra. de Fátima de Olaria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve Maria!

      Oi Celso,

      Primeiro gostaria que dizer que meu coração se encheu de alegria e esperança quando li que o pe da paróquia colocou um aviso sobre a vestimenta para entrar na Igreja. Se tiver oportunidade, transmita os meus parabéns para ele.
      Agora, vamos analisar um pouco. Antigamente, antes do CVII as pessoas sabiam exatamente que tipo de vestimenta deveria colocar para ir na Igreja, mesmo que fosse só para rezar e era ainda pior do que hoje, como vc falou, moramos em um país tropical, no entanto, antigamente, os homens andavam de calça, paletó e gravata até para ir no bar/boteco... e não temos notícias que ninguém morreu de calor... imagina como não sentiam calor naquela época. As pessoas tinham o que se chamava "roupa de Igreja", "roupa de domingo" ou "roupa para ver Deus".
      Infelizmente, hoje em dia, muitos padres se esquivam da sua obrigação de padre/pai que é orientar as pessoas e acaba que vemos absurdos na Igreja: mulheres de short, minissaia, tomara-que-caia, pessoas de chinelo, boné, como se estivessem em casa.
      Vou te fazer uma pergunta: Se você fosse convidado para ir em uma solenidade, iria com a roupa que usou domingo para ir na Igreja?
      Imagino que a sua resposta seja não. Certamente você iria, pelo menos, com uma calça jeans, senão uma calça social, mesmo no calor do RJ. Estou certa?
      Pois bem, não sei se você sabe, mas a Santa Missa É UMA SOLENIDADE! Desta forma, devemos nos vestir da melhor maneira possível. O melhor para Deus!
      Você fala que o padre quando entrou na Igreja afastou muitos fiéis. Te faço outra pergunta. Por que os fiéis se afastaram? Será que o padre está agindo contra o que ensina a Igreja ou os fiéis é que estavam mal acostumados? É comum quando ocorre uma mudança na direção de algo algumas pessoas não gostarem, por já estarem acostumados, por acharem que é errado; ocorre que, muitas vezes, o que a nova pessoa está fazendo não é errado, pelo contrário, é até o certo, mas como as pessoas estão acostumadas com o antigo, não conseguem enxergar isso.
      Sugiro que ao invés de ficar chateado com o padre você ore por ele e agradeça a Deus por ter enviado o mesmo para a sua paróquia. Saiba que ao colocar esse aviso sobre as vestimentas o padre está agindo em consonância com o que ensina a Igreja em seu Catecismo (ao tratar sobre pudor/modéstia) e, mais ainda, preservando os fieis de caírem em tentação. E, tenha certeza, para o padre fazer isso ele tem que ter muita coragem, justamente porque vai contra o que a maioria das pessoas pensa que é o certo, vai contra o que as pessoas estão acostumadas a fazer... Se não é fácil para os fiéis, com certeza, também não é fácil para o padre. Reze por ele. E peça que a Virgem Maria interceda por você, para que o Espírito Santo te ilumine e você consiga entender e aceitar essa mudança com a sua inteligência e com o seu coração.
      Você falou também que nunca viu esse fato na Igreja, pois eu ti esclareço que isso não é novidade. Antigamente havia em muitas paróquias avisos sobre isso e pessoas na porta impedindo que entrasse quem não estava vestido adequadamente, eu mesma passei por uma situação dessa: fui impedida de entrar na igreja porque meu vestido não tinha manga e olha que eu tinha uns 14 anos, isso foi há mais de 20 anos e em Fortaleza (Ce). Você falou do Papa, mas, nessa postagem tem a placa que fica na Basílica de São Pedro no Vaticano (onde mora o Papa) e, ainda, saiba que minha mãe/avó/irmã irão viajar por esses dias para os Santuários Marianos e dentre as orientações que elas receberam está a de que: "Nos Santuários não é permitido entrar de roupa sem manga, bermuda/shorts e saia acima dos joelhos." Sem falar que o Vaticano tem suas normas para quem vai encontrar com o Papa, não vemos ninguém de bermuda, blusa sem manga e até o véu é norma ser usado pelas mulheres. Assim, espero que fique claro para você que essa decisão do sacerdote não é algo novo na Igreja Católica, pelo contrário, e deveria ser seguido por todos os sacerdotes.

      Excluir
    2. Salve Maria!

      Celso,

      Tenho certeza que se você tivesse entrado na Igreja no domingo para participar da Santa Missa não iria ser expulso. O que o padre fez foi apenas colocar um aviso para que as pessoas, cientes disso, comecem a ir para a Igreja vestidas como convém ao lugar. Para ensinar, como o pai deve fazer com seus filhos amados. O remédio é amargo, mas é necessário.
      Não podemos ir na Igreja como se estivéssemos indo para um churrasco ou praia. Da mesma forma, ninguém vai para a praia vestido para ir na Igreja. Cada local tem sua roupa adequada. Embora o Brasil seja um país tropical e no RJ faça calor, tenho certeza que alguns panos a mais da roupa não irá matar ninguém de calor, senão, não teria carmelitas aí... rsrs A bermuda que você usava pode até ser mais confortável, mas você pode usar uma calça para ir na Igreja sem que isso cause grandes transtornos para você. Ou não? Lembre-se que o sacrifício maior Ele já fez por nós, que foi morrer na Cruz, assim, não custa nada fazermos um sacrificilzinho de colocar uma roupa modesta para ir na Igreja (o ideal é que o católico se vista com modéstia todos os dias, de modo que se precise entrar na Igreja não tenha que ir em casa trocar de roupa).

      Por fim, tive curiosidade e entrei no site da sua Paróquia. Qual não foi a minha alegria e maior esclarecimento do fato quando vi que nela é celebrada a Santa Missa na Forma Extraordinária do Rito Romano. Que bênção!!! Não deixe de aproveitar essa graça e participar da Santa Missa na forma que foi celebrada por TODOS os Santos da nossa Igreja. Comunhão na Boca e de Joelhos!! Mulheres de Véu!! E ainda a Liturgia das Horas!!! Você é uma pessoa abençoada por ter tanta coisa maravilhosa na sua Paróquia. Aproveite.

      Leia esse trecho que tem aqui no blog e que foi retirado do livro: "A Excelência da Santa Missa"

      http://comosercristacatolica.blogspot.com.br/2011/04/o-sacrificio-da-santa-missa-e-o-mesmo.html

      Não permitas que o inimigo de Deus use isso para te afastar novamente da Igreja.

      Espero ter te ajudado.
      Que Deus o abençõe, pela intercessão de Nossa Senhora e São Pio de Pietrelcina.

      Excluir
    3. Oi, Celso! Sou carioca!! rs Super te entendo! Ainda mais porque moro pertinho de Bangu!! rsrs Mas olha, conheço o padre e sei como ele é. As pessoas se afastaram pois não admitem mudanças nos velhos costumes. Não sou conservadora, mas tenho minhas roupas de missa separadas desde criança. Claro que no dia-a-dia não uso roupas de "piriguete de família", mas na Santa Missa, nós temos que saber nos portar. Use calças de tecido mais fresco (não transparente, claro). Meu noivo vai à missa de jeans e pólo, as de malha fria, que são bem fresquinhas (olha que ele é gordinho e sente mais calor que eu!)! Por favor, não se afaste. Desta vez, o padre está com a razão!! Beijinhos na sua família e em vc também, claro!!

      Excluir
    4. Querido Celso, se puder, me envie o nome da Igreja, Endereço completo, nome do Sacerdote que eu gostaria de lhe mandar as parabenizações pela atitude coerente de um grande Pastor, que visa manter suas ovelhas não por quantidade, mas por qualidade, coisa que você deveria ter já que foi Coordenador de... Celso faça uma favor para a Santa Madre Igreja: antes de criticar o Sacerdote pesquise mais sobre a Esposa da Cristo. Temos uma literatura riquíssima sobre a História da Igreja. Se você ficou chateado, imagina as pessoas que lá estavam e de vestidos de forma correta. Nossa Senhora de Fátima em 1917 nos advertiu dizendo: " Haverá de vir modas que ofenderão muito a Nosso Senhor". Lhe pergunto Celso: Nossa Senhora falou besteira? Enfim, meu email é aae65@bol.com.br. Deus tenha misericórdia de você lhe iluminando com grandes graças para que sejas daqui pra frente um servo em busca da verdade que está com a Santa Madre Igreja.

      Excluir
  6. Olá ! Boa noite !
    Estou com uma dúvida e espero que possam me ajudar a saná-la.
    Gostaria de saber se a mulher pode usar sandália (sem que pareça que ela esteja descalça e/ou seja chamativa) na Santa Missa ?
    Ás vezes tenho medo de estar errando nesse sentido.

    Desde já,
    Obrigada !

    Deus abençoe !

    ResponderExcluir
  7. Acabei de brigar com minha irmã porque ela queria ir de short curto para igreja. Minha mãe muito me pediu para não falar nada, mas não aguentei, acho o extremo do despropósito... Por que essa geração feminina atual quer andar mostrando o corpo? Elas não sabem o quanto o homem peca por serem assim? E mesmo quem tenta fugir do pecado é obrigado a se sujeitar à tentação. Oxalá essas mulheres, jovens, meninas tivessem consciência e se vestissem apropriadamente sempre. É certo que a roupa não faz o caráter, mas dignifica tanto a mulher quanto o homem!

    ResponderExcluir
  8. Queria poder ir de bone. Pois so ando de bone. Sou careca. E vai ser feio homem careca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz e Bem!
      Já vi padres, em celebrações ao ar livre sob sol intenso, celebrar de cabeça coberta (chapéu ou boné), pelo menos até ao Canon.
      Fraterno abraço em Jesus, Maria e Francisco!
      Ir. Alberto Guimarães OFS
      Braga - Portugal

      Excluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro André, tudo vai do meio onde estamos inseridos.
      Confesso: resido em Braga, a "Roma Portuguesa", a Cidade dos Arcebispos e dos Cónegos, que até tem um rito próprio, embora nem sempre seguido, e...
      Por vezes, no tempo quente, vou à Missa na Sé Catedral, de calções, manga curta e sandálias (porque na cidade ainda não tenho à-vontade para ir descalço) e sou convidado para fazer leituras, numa assembleia dominada por idosos.
      Nunca fui criticado.
      Santo e Feliz Natal e Próspero Ano Novo!
      Ir. Alberto Guimarães OFS
      Braga - Portugal

      Excluir
  10. Bom ir para igreja tem ki ir decente pricipalmente mulheres o que ki tem vc se vesti pelo menos no domingo com roupas adequadas agrada ao olhos de Deus mas lógico ki ninguém vai te espulsar e de cada um bom eu prefiro agrada a Deus importante vc ir a igreja com fé Deus abençoe vcs ♡

    ResponderExcluir
  11. Salve Maria.
    Quando vou rezar o terço, em uma capelinha, com um pequeno grupo, eu devo ir de calça?

    ResponderExcluir
  12. Gostei muito dessa postagem, e gostaria que na minha paróquia tivesse esse cartaz, pois as vezes eu me sinto mal por algumas mulheres irem a missa como se estivessem indo passear em um parque.

    ResponderExcluir
  13. Só nas igrejas católicas se pode entrar como quiser, não haveria a mesma regra para se entrar numa igreja?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ave Maria.

      1. Na Igreja Católica não se pode entrar como quiser, falta mais pulso de padres e pais/catequistas;

      2. Cada religião tem suas "regras"... nas protestantes/evangélicas cada uma é diferente, nas mesquitas também...

      3. A Igreja Católica só pode se responsabilizar pelos seus.

      Deus abençõe.

      Excluir

Comentário sujeito a moderação.
Perguntas podem ser respondidas em novas postagens, para saber, clique no Marcador: "Respostas"
Que Deus os abençõe.
Obrigada

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...