Seguidores

Pesquisar este blog

quarta-feira, 21 de julho de 2010

POR QUE IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA?

Bandeira e Brasão do Vaticano

O termo Igreja designa o povo que Deus convoca e reúne de todos os recantos da terra, para constituir assembléia dos que, pela fé e pelo Batismo, se tornam filhos de Deus, membros de Cristo e templo do Espírito Santo. A Igreja foi fundada pelas palavras e ações de Jesus Cristo e foi realizada sobretudo mediante a sua morte redentora e a sua ressurreição.

"Cristo é a Cabeça do corpo, que é a Igreja" (Cl 1, 18)

Terminada a obra que o Pai havia confiado ao Filho para realizar na terra, foi enviado o Espírito Santo no dia de Pentecostes para santificar a Igreja permanentemente. Foi então que a Igreja se manifestou publicamente diante da multidão e começou a difusão do Evangelho com a pregação.

A Igreja é Una porque tem como origem e modelo a unidade na Trindade das Pessoas de um só Deus: como fundador e chefe; Jesus Cristo, que restabelece a unidade de todos os povos num só corpo; como alma, o Espírito Santo, que une todos os fiéis na comunhão em Cristo. Ela tem uma só fé, uma só vida sacramental, uma única sucessão apostólica, uma comum esperança e a mesma caridade.

A Igreja é una: tem um só Senhor, confessa uma só fé, nasce de um só Batismo, forma um só Corpo, vivificado por um só Espírito, em vista de uma única esperança, no fim da qual serão superadas todas as divisões.

A Igreja é Santa, porque Deus Santíssimo é o seu autor; Cristo entregou-se por ela, para santificá-la e torná-la santificante; o Espírito Santo vivifica com a caridade. Nela se encontra a plenitude dos meios de salvação. A santidade é a vocação de cada um de seus membros e o fim de toda a sua atividade.
A Igreja é Santa mesmo tendo pecadores em seu seio.

"Sereis Santos porque eu sou Santo" (Lev 11, 45)

A Igreja é Católica, ou seja, universal, porque nela está presente Cristo: "Onde está Cristo Jesus, está a Igreja Católica" (Sto Inácio de Antioquia).

A palavra Católica significa que abrange tudo, e provém do grego; significa o mesmo que a palavra universal, que vem do latim. Quando dizemos que a Igreja Católica é católica ou universal, queremos dizer que antes de mais nada ela existiu todo o tempo desde o Domingo de Pentecostes até os nossos dias.

A Igreja Católica tem uma existência ininterrupta de mais de mil e novecentos anos, e é a única Igreja que pode dizê-lo de verdade. É a única que ensina todas as verdades que Jesus ensinou e como Ele as ensinou. Os Sacramentos, a Missa, a Presença Real de Jesus Cristo na Eucaristia, a Supremacia espitirual de Pedro e seus sucessores, os Papas, a Eficácia da graça e a Possibilidade de o homem merecer a graça e o céu.

Além de universal no tempo e universal na doutrina, a Igreja Católica levou a mensagem de salvação a toda a face da terra, há onde houvesse almas que salvar.

Cada Igreja particular é Católica; entende-se por Igreja particular a diocese (ou a eparquia), uma comunidade de fiéis cristãos em comunhão na fé e nos sacramentos com seu Bispo ordenado na sucessão apostólica. As Igrejas particulares são Católicas pela comunhão com uma delas: a Igreja de Roma.

*Quando a Igreja começou a utilizar o nome Católica?



A Igreja é Apostólica por sua origem, estando edificada sobre o "alicerce dos Apóstolos" (Ef 2, 20); por seu ensinamento, que é o mesmo dos Apóstolos; por sua estrutura, porquanto ensinada, santificada e dirigida, até a volta de Cristo, pelos Apóstolos, graças a seus sucessores, os bispos em comunhão com o sucessor de Pedro.

A palavra apóstolo significa enviado e a sucessão apostólica é a transmissão, pelo Sacramento da Ordem, da missão e do poder dos Apóstolos a seus sucessores, os Bispos.

"Eu te exorto a reavivar o dom de Deus que há em ti pela imposição de minhas mãos" (2Tm 1,6)"Eu te deixei em Creta para cuidares da organização e ao mesmo tempo para que constituas presbíteros em cada cidade, cada qual devendo ser como te prescrevi" (Tt 1,5)

A Igreja é Romana porque a sua sede fica em Roma. A sede oficial da Igreja Católica fica no Vaticano que é o menor Estado Soberano do mundo, um país, e encontra-se dentro de outro país, da Itália, e junto a cidade de Roma.

(Retirado do Catecismo e do Livro "A Fé Explicada" de Leo J. Trese)
*Atualizado em setembro de 2012 - Christo Nihil Praeponere

4 comentários:

  1. Parabéns pelo post, que é de grande valor!

    ResponderExcluir
  2. BOM DIA.

    BLOG MUITO LEGAL.... O CONTEÚDO MUITO INTERESSANTE.

    PARABÉNS E QUE DEUS LHE ABENÇOE.

    PAZ E BEM

    ResponderExcluir
  3. Jesus morreu por nossos pecados seremos julgados segundo nossos atos 1 Coríntios 6 11 a paz do senhor

    ResponderExcluir
  4. Estou lendo o Apocalipse na Bíblia católica e tem comentários que diz que a Grande meretriz a Babilônia é Roma. Na mesma Escritura Deus ordena que seu povo saia dela. Ap18:4
    Fica a dúvida.. O A Igreja católica diria diante disso?

    ResponderExcluir

Comentário sujeito a moderação.
Perguntas podem ser respondidas em novas postagens, para saber, clique no Marcador: "Respostas"
Que Deus os abençõe.
Obrigada

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...